Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Recomendações para uma alimentação saudável

Para ter uma alimentação saudável e de qualidade, é importante saber o que se come e como se come.

Alimentar-se na companhia de amigos ajuda a tornar esse momento mais agradável
Alimentar-se na companhia de amigos ajuda a tornar esse momento mais agradável
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Sabemos que muitas doenças podem ser evitadas com simples mudanças em nossos hábitos de vida. A realização de atividades físicas e uma alimentação saudável estão entre os principais pontos que garantem uma melhor saúde do corpo e da mente.

Para garantir uma alimentação saudável, não é preciso gastar rios de dinheiro, basta saber combinar os nutrientes que são importantes em uma dieta e saber como e onde comprá-los. É fundamental que a pessoa se preocupe em variar os alimentos ingeridos, deixar a refeição atrativa e conhecer a procedência do alimento, evitando assim contaminações.

Diante da importância de uma melhoria na qualidade da alimentação de nossos jovens e adolescentes, listaremos a seguir as principais recomendações do Ministério da Saúde para uma alimentação saudável:

É fundamental alimentar-se principalmente de alimentos in natura ou minimamente processados. Isso quer dizer que é importante comer alimentos que sofreram o mínimo de alteração desde que foram retirados da natureza até chegar a sua mesa, tais como verduras e legumes.

Evite utilizar grandes quantidades de óleos, gorduras, sal e açúcar. Essas substâncias estão relacionadas com variados problemas de saúde, tais como problemas cardíacos e obesidade, e devem ser usadas com cautela, apesar de deixarem o alimento saboroso.

Evite consumir alimentos processados em excesso, ou seja, evite aqueles alimentos que sofreram modificações na indústria a fim de aumentar o seu tempo de conservação ou para mudanças no sabor. Alguns exemplos são alimentos em conserva, extrato de tomate, frutas cristalizadas e carne seca.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Evite alimentos ultraprocessados, ou seja, aqueles que são fabricados em indústrias. Como exemplo, podemos citar alguns biscoitos, sorvetes, bolos, temperos instantâneos, salgadinhos e refrigerantes.

Alimente-se sempre nos mesmos horários, realizando, no mínimo, três refeições (café, almoço e janta) e dois lanches. É importante não ficar beliscando entre um horário de alimentação e outro.

Alimente-se em locais agradáveis e faça desse momento algo especial, dedicando tempo à refeição. Evite fazer outra atividade enquanto come e, sempre que possível, alimente-se perto de outra pessoa.

→ Quando comer em restaurantes, opte por locais em que a comida é preparada na hora. É importante evitar os fast-foods.

É importante destacar que metade das dicas diz respeito ao tempo que se gasta com as refeições. Uma alimentação saudável, apesar do que muitos pensam, não diz respeito apenas ao alimento ingerido, mas também inclui o modo como a refeição é feita. Sendo assim, ao sentar-se para se alimentar, lembre-se de que aquele momento é importante para a sua saúde e evite que ele se torne um momento para trabalhar ou estudar.

Com essas dicas simples, você evitará diversas doenças e melhorá a sua qualidade de vida.

Atenção: Sempre que tiver dúvidas a respeito da forma como se alimentar, procure um nutricionista. Esse profissional é capaz de avaliar seu estado nutricional e desenvolver planos de ação.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Escritor do artigo
Escrito por: Vanessa Sardinha dos Santos Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2008) e mestrado em Biodiversidade Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atua como professora de Ciências e Biologia da Educação Básica desde 2008.

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Recomendações para uma alimentação saudável"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/saude/recomendacoes-para-uma-alimentacao-saudavel.htm. Acesso em 19 de março de 2024.

De estudante para estudante