Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Estrias

Estrias avermelhadas localizadas na barriga de uma mulher grávida
Estrias avermelhadas localizadas na barriga de uma mulher grávida
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

As estrias são rompimentos que ocorrem nas fibras de colágeno e elastina que fornecem elasticidade à pele. Tais fibras permanecem na derme, camada interna da pele e, quando esta se rompe, forma cicatrizes originando as estrias. Os locais mais propensos ao aparecimento de estrias são o dorso do tronco, abdômen, nádegas, coxas, mamas, culotes e quadris, afetando ambos os sexos e podendo aparecer em qualquer fase da vida.

A pele sensível e de pouca elasticidade pode estar ligada a fatores genéticos; além disso, as alterações hormonais também alteram as proteínas da pele; os medicamentos à base de corticoides reduzem a elasticidade natural da pele; e as alterações de peso promovem a ruptura da pele. Do mesmo modo, a estria também pode estar relacionada à gravidez, quando no decorrer do período a mulher engorda em demasia; e à musculação, quando os exercícios são realizados em excesso.

Quando ocorrem tais rupturas, as estrias aparecem com tonalidade avermelhada provocada pelo grande fluxo sanguíneo e inflamação, tornando mais fácil o tratamento. Quando a estria avermelhada cicatriza, perde a tonalidade avermelhada, ficando esbranquiçada e atrofiada, o que torna o tratamento mais difícil.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Com um bom tratamento a estria pode ser amenizada e disfarçada, mas não curada, por se tratar de uma cicatriz natural do organismo. Para que não se tenha problemas com o visual do corpo é importante utilizar filtro solar, beber bastante água, evitar ganhos e perdas de peso, ativar a circulação da pele, fazer exercícios físicos sem exageros, ingerir alimentos naturais, evitar roupas apertadas e hidratar sempre a pele.

Existem vários tipos de tratamento para as estrias:
Peeling químico: provoca a descamação da pele superficial para que uma nova pele cresça na região;
Microdermatoabrasão: utiliza um aparelho que tem uma ponta de um cristal ou diamante para esfoliar a pele, recobrir a estria e regenerar a pele;
Intradermoterapia: injeta ácidos e vitaminas para estimular a formação de uma nova pele sobre as estrias;
Laser Cool Touch: estimula a derme a produzir mais proteínas na pele com estrias;
Laserterapia vascular: reduz a circulação do sangue nas estrias e estimula a produção das proteínas no local afetado.

Por Gabriela Cabral

Escritor do artigo
Escrito por: Brasil Escola Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

ESCOLA, Brasil. "Estrias"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/saude/estrias.htm. Acesso em 29 de março de 2024.

De estudante para estudante