Topo
pesquisar

Organização discursiva e as distintas modalidades

Redação

Tendo em vista a organização discursiva que se torna materializada, distintas modalidades podem se fazer presentes por meio de uma enunciação comunicativa.
PUBLICIDADE

No sentido de integrá-lo(a) de forma efetiva ao que por ora nos propomos, considere que por muitas vezes resolvemos sair do mundo real e resolvemos mergulhar por inteiro num mundo, talvez, irreal, digamos assim. Dessa forma, damos liberdade ao pensamento e, como resultado desse ato, surge uma história que com certeza irá envolver nosso interlocutor.

Prosseguindo com nossos intentos, nesse mundo fictício em que nos posicionamos, achamos por bem descrever acerca de alguns detalhes, de alguns pormenores que, de uma forma ou outra, sobressaem-se ao que desejávamos conquistar. Optamos, portanto, em extravasar, fazendo com que os cinco sentidos entrem em ação (dessa vez, metaforicamente dizendo). Como saldo de nossa habilidade criativa, todas essas percepções captadas se transformam numa espécie de fotografia verbalizada.

Tais exemplos, usuário(a) amigo(a), foram expressos  no sentido de fazer com que você entenda que, levando em conta as intenções que desejamos “provocar” em nosso interlocutor, há formas distintas de organizarmos nosso discurso – o que depreende dizer que muitas são as vezes em que praticamos a narração, como, também, desenvolvemos a descrição.

Esticando nosso diálogo, em se tratando de exemplos recorrentes, em algumas circunstâncias deixamos esse lado sonhador e voltamos para a realidade, posicionando-nos firmemente acerca de um determinado assunto e defendendo-o com toda postura, fazendo uso de argumentos tão sólidos e tão convincentes que alternativa alguma terá o interlocutor senão atribuir a credibilidade necessária àquilo que dissemos. Quando assim procedemos, estamos fazendo uso da argumentação, que também representa uma modalidade resultante da forma como organizamos nosso discurso.

Pois bem, eis o resultado de todos os objetivos a que nos propomos ao criar um espaço como este, no qual poderá compartilhar os detalhes que se mostram relevantes quando a pauta da conversa diz respeito às distintas modalidades resultantes da organização discursiva, traduzidas pela narração, dissertação, descrição, entre outros detalhes afins.

Dessa forma, desejamos a você excelentes momentos interativos e que faça bom uso de tudo que aqui se encontra a seu inteiro dispor!!!


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

artigos Organização discursiva e as distintas modalidades
PUBLICIDADE

Tema e título - fatores componentes da construção textual

PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
R7 Educação