Topo
pesquisar

Redação

Redação

Para escrever uma boa redação, é indispensável que você conheça os mais variados recursos linguísticos, elementos disponíveis nos diferentes tipos e gêneros textuais.
PUBLICIDADE

Escrever bem exige conhecimento linguístico, técnica e muita dedicação. A redação costuma ser protagonista em muitos concursos e vestibulares e, infelizmente, deixa muitos candidatos apreensivos na hora de transferir para o papel ideias e argumentos. Redigir um texto de maneira competente é indispensável para o sucesso da vida acadêmica e para a vida profissional, afinal de contas, comunicar-se bem é uma habilidade que, além de abrir portas, melhora as relações pessoais.

Não existe uma fórmula mágica para escrever bem. É claro que existem pessoas que possuem uma melhor relação com as palavras, pessoas que são dotadas de uma grande facilidade para expressar-se de maneira que serão integralmente compreendidas. O que essas pessoas têm de diferente? A resposta é simples: bons escritores também costumam ser bons leitores. Jamais subestime a importância da leitura, pois é inegável o fato de que quem lê mais tem mais facilidade com a modalidade escrita.

Por meio da leitura de diferentes tipos e gêneros textuais, entramos em contato com a língua e seus diferentes registros e temos a oportunidade de aprender na prática o seu funcionamento. Embora as gramáticas apresentem as regras para uma escrita correta, nem sempre mostram as reais situações de uso, que serão encontradas apenas nas diversas atividades discursivas, sejam elas orais ou escritas. Para compor seu repertório cultural, lembre-se de que todo tipo de leitura é bem-vinda, seja de best-sellers, seja dos clássicos da literatura – os textos-fontes de toda literatura contemporânea. Diversificar a leitura é importante para que você conheça e identifique os diversos gêneros, assim como é importante para que você aproprie-se dos inúmeros recursos linguísticos que eles oferecem.

Quando escrevemos, expomos todas as nossas deficiências de aprendizado. Nossos erros ficam ali, documentados, nítidos para quem quiser ler. Por isso é importante dedicar-ser ao treino, permitir-se errar, pois é por meio dos erros que aprendemos, já que não existe aprendizado sem tentativas, ainda que frustradas. Se a habilidade linguística não é o seu ponto forte, não se preocupe, pois existem algumas dicas e técnicas de produção textual que podem facilitar o seu dia a dia e ajudá-lo(a) a transformar-se em um autor ou autora competente, capaz de transmitir qualquer mensagem de maneira satisfatória.

Para ajudá-lo(a) a escrever mais e melhor, o Brasil Escola preparou uma seção específica de Redação onde você encontrará tudo o que precisa saber para atingir a excelência na modalidade escrita. Dominar essa modalidade é um trabalho que exige prática e dedicação, e nesta seção você encontrará várias dicas, técnicas e todo o conteúdo relacionado com a produção textual, orientações simples e eficientes que serão úteis para o seu aprendizado. Não deixe de conferir os textos dispostos mais abaixo! Boa leitura e bons estudos!


Por Luana Castro
Graduada em Letras

PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
R7 Educação