Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Uso de radiação em alimentos

Frutas irradiadas, frutas saudáveis?
Frutas irradiadas, frutas saudáveis?
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Na hora de fazer a “feira”, a aparência de frutas, verduras e legumes é que determina a compra. Se as mesmas estiverem com aspecto murcho, escurecido e sem viço, fica difícil saírem das prateleiras. Mas com as tecnologias da modernidade, esse já não é um problema, graças às técnicas de irradiação podemos consumir alimentos fresquinhos em qualquer estação.

Sabemos que os alimentos se degradam naturalmente em virtude de processos fisiológicos, como brotamento, maturação e envelhecimento. Mas fatores externos como o ataque de microrganismos (parasitas, pragas, bactérias, fungos etc.) também contribuem na degradação.

O uso da radiação é um método eficiente usado por Indústrias alimentícias, onde os alimentos são submetidos a uma quantidade controlada de radiação ionizante, por um período predeterminado. As radiações ionizantes usadas em alimentos são os raios X, raios gama ou feixe de elétrons.

O principal objetivo do método por irradiação é inibir a maturação de algumas frutas e legumes através de alterações no processo fisiológico dos tecidos vegetais presentes. A irradiação ainda impede a multiplicação de microrganismos que causam a deterioração do alimento, pela alteração de sua estrutura molecular, o que permite prolongar a validade de alguns produtos.

Demonstração

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)



Sem radiação                                                            Com radiação

- Cebola sem radiação: a cebola se degrada rapidamente, obedecendo a seu ciclo de perdas naturais.
- Cebola submetida à radiação: a tecnologia permite conservar as propriedades físicas e prolonga o tempo de prateleira do produto.

Importante: o método não torna o alimento radioativo. O período de exposição à radiação é breve, desta forma, não causa qualquer prejuízo ao produto, pelo contrário, torna-o mais seguro ao consumidor. Para saber se o alimento foi irradiado procure o selo:


Selo indicativos de alimentos irradiados




Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Veja mais!  
Aditivos de alimentos  


  Química dos alimentos - Química - Brasil Escola
                                                                               

Escritor do artigo
Escrito por: Líria Alves de Souza Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Uso de radiação em alimentos"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/uso-radiacao-alimentos.htm. Acesso em 18 de abril de 2024.

De estudante para estudante