Topo
pesquisar

Termoquímica

Química

A Termoquímica estuda as reações químicas e as mudanças de estados físicos em que há trocas de calor.

A Termoquímica é o ramo que estuda as trocas de energia, na forma de calor, envolvidas nas reações químicas e nas mudanças de estado físico.

Quando uma reação ou mudança de estado libera calor, dizemos que é um processo exotérmico. Por outro lado, se há absorção de calor, trata-se de um processo endotérmico.

Esses processos estão continuamente em nosso cotidiano, tais como na fotossíntese das plantas, na queima de combustíveis, na poluição do meio ambiente, nas mudanças de estado físico da água, nas reações que ocorrem em nosso organismo e assim por diante.

O estudo dessas trocas de energia é importante para nossas vidas e nossa sociedade, pois explica porque as reações ocorrem e permite-nos predizer quanto de calor liberam e quanto de trabalho podem realizar. Por exemplo, a quantidade de calor liberada pela queima dos combustíveis permite-nos compará-los e determinar qual é melhor; também o conteúdo calorífico dos alimentos, que é mostrado nos rótulos, ajuda-nos a estabelecer o que é melhor incluirmos na nossa dieta diária ou não.

Nos textos desta seção serão abordados vários exemplos desses tipos de processos, os conceitos relacionados, tais como energia, calor, temperatura, trabalho e entalpia; bem como a importância dos estudos realizados pela Química nesse campo específico.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

PUBLICIDADE
artigos Termoquímica
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
R7 Educação