Topo
pesquisar

Reações Orgânicas

Química

As reações orgânicas são muito importantes na indústria química, tendo um papel fundamental para o desenvolvimento da sociedade moderna.
PUBLICIDADE

Existem muitas reações químicas importantes que envolvem substâncias orgânicas, como a combustão dos hidrocarbonetos presentes no gás de cozinha (propano e butano), nos derivados do petróleo, como a gasolina e o óleo diesel; em biocombustíveis, no carvão e na madeira.

Outros exemplos que podem ser citados de reações orgânicas importantes são a hidrogenação que transforma óleos em gorduras, como é o processo de produção da margarina; a oxidação do etanol do vinho, transformando-o em vinagre (ácido acético); a fermentação da glicose, reação usada para produzir etanol a partir da cana-de-açúcar, entre tantas outras.

O conhecimento de como essas reações se processam é muito importante principalmente  para a síntese orgânica, em que se altera as estruturas das moléculas para a produção de produtos que usamos para diferentes finalidades. Portanto, as reações orgânicas são de grande importância para processos industriais, laboratoriais, para o desenvolvimento técnico-cientifico e para o bem-estar da sociedade no geral.

Veja nesta seção como essas reações se processam, seus mecanismos, os principais tipos, observe exemplos e veja como são aplicadas no cotidiano.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

PUBLICIDADE
artigos Reações Orgânicas

Mecanismos de reações orgânicas

Quebra catalítica de hidrocarbonetos

Catalisadores usados na quebra catalítica

Reação de saponificação

De que é composto o sabão?
PUBLICIDADE

Reações de substituição em hidrocarbonetos

PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
R7 Educação