Radioatividade e Estrutura do átomo

Por meio de experimentos com radioatividade, Rutherford descobriu a possível estrutura do átomo. Ele notou que as partículas alfa eram desviadas por um campo magnético no sentido negativo, sendo, portanto, partículas positivas. As partículas beta eram desviadas em direção à placa positiva, constitui

A descoberta das emissões radioativas contribuiu para o entendimento da constituição do átomo.

O fenômeno da radioatividade chamou a atenção de inúmeros cientistas, dentre eles o físico neozelandês Ernest Rutherford (1871-1937). Ele realizou um experimento em que um feixe de partículas alfa (α) foi submetido a um campo elétrico. Rutherford observou ao final do experimento que esta radiação seria formada por partículas positivas, uma vez que era atraída pelo polo negativo.

Ele descobriu também que havia partículas negativas que eram atraídas pelo polo positivo; estas eram as partículas beta (β). Além disso, esta radiação tinha um poder de penetração maior que o da radiação alfa.

No entanto, havia uma das emissões radioativas, a gama (γ), que não era atraída por nenhum dos polos. Esta é ainda mais energética que as outras radiações. Concluiu-se, portanto, que a radiação gama (γ) não é constituída de partículas, mas, assim como o raio X, ela seria formada por ondas eletromagnéticas, além de não possuir carga nem massa. Por não ter carga, essa radiação não sofre interferência no campo elétrico.

Experimento realizado por Rutherford detectou que as partículas alfa e beta eram desviadas pelo campo eletromagnético.

Este e outros estudos posteriores demonstraram que o modelo atômico de Dalton, em que o átomo seria uma esfera, maciça e indivisível, não poderia estar correto; pois, conforme visto acima, o átomo deveria ter partículas menores e com cargas positivas e negativas.

Em 1911, Rutherford propôs que o átomo seria composto de um núcleo atômico, no qual estariam as partículas positivas, denominadas de prótons; e na eletrosfera, ou seja, na região ao redor do núcleo, estariam as partículas negativas (elétrons), girando em órbitas circulares.

Ele próprio verificou posteriormente que a radioatividade era um fenômeno que ocorria nos núcleos atômicos instáveis.

Os físicos F. Soddy, A. Russel e K. Fajans, de forma independente uns dos outros, descobriram quais eram as partes correspondentes dessas radiações dentro do átomo:

*Partículas alfa (α):Ao emitir uma partícula alfa, o átomo do elemento radioativo está na verdade emitindo dois prótons e dois nêutrons (a carga positiva se dá em razão dos prótons);

Quando um elemento emite uma partícula alfa ele esta emitindo dois prótons e dois nêutrons.

*Partículas beta (β): Quando um elemento radioativo emite uma partícula beta, ele está perdendo um elétron e uma subpartícula denominada antineutrino.Um nêutron decompõe-se, originando um próton que permanece no núcleo, um elétron e um antineutrino que são emitidos.

Quando um elemento emite uma partícula beta, ele está emitindo um elétron
Quando um elemento emite uma partícula beta, ele está emitindo um elétron.

Assim, a caracterização desses três tipos de radiação é dada abaixo:

Tabela de características das três radiações nucleares principais.

Poder de penetração das três radiações nucleares principais.

Por Jennifer Fogaça
Equipe Brasil Escola.

Escrito por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça Escritor oficial Brasil Escola

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Radioatividade e Estrutura do átomo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/radioatividade-estrutura-atomo.htm. Acesso em 29 de março de 2024.

Lista de exercícios

Exercício 1

A figura a seguir representa o resultado de um experimento que testou o efeito de um campo eletromagnético sobre as radiações emitidas pelo urânio.

Analisando a figura e conhecendo a natureza de cada uma das radiações que podem ser emitidas por um átomo, podemos afirmar que:

a) A radiação que atinge o ponto 2 é a alfa.

b) A radiação que atinge o ponto 3 é a gama.

c) A radiação que atinge o ponto 1 é a beta.

d) A radiação γ (gama) é composta por dois prótons e dois nêutrons e sofre desvios pelo polo negativo do campo elétrico, por isso, atinge o detector no ponto 3.

e) nda.

Exercício 2

A imagem a seguir traz uma representação do poder de penetração das radiações alfa, beta e gama:

Sobre essas radiações, marque a alternativa correta:

a) Sempre que o núcleo de um átomo emite a radiação beta, um novo nêutron é formado no interior desse núcleo.

b) A radiação beta é composta por um único elétron, o que confere a ela uma carga positiva.

c) As radiações alfa são formadas por dois prótons e dois nêutrons, o que confere a ela a menor massa entre os tipos de radiações.

d) As partículas gama são radiações eletromagnéticas que não possuem carga elétrica nem massa.

e) Os nêutrons são partículas localizadas no interior do núcleo do átomo e apresentam uma massa menor do que a dos elétrons (presentes nas eletrosferas).