Química Orgânica

A Química Orgânica estuda a composição e as propriedades dos compostos que apresentam o carbono como principal elemento químico.

A Química Orgânica estuda grande parte dos compostos formados pelo carbono

A Química Orgânica é o ramo da Química que estuda a composição e as propriedades dos compostos que apresentam o carbono como principal elemento químico de sua constituição. A origem da Química Orgânica data do final do século XVIII, quando os químicos começaram a se dedicar ao estudo das substâncias presentes nos seres vivos. Veja o que a Química Orgânica estuda mais especificamente:

Funções orgânicas

a) Hidrocarbonetos

São as substâncias orgânicas que apresentam apenas os elementos carbono e hidrogênio em sua composição, como:

b) Compostos orgânicos oxigenados

São as substâncias orgânicas que apresentam o elemento oxigênio em sua composição, como:

c) Compostos orgânicos nitrogenados

São as substâncias orgânicas que apresentam o elemento nitrogênio em sua composição, como:

d) Compostos orgânicos sulfurados

São as substâncias orgânicas que apresentam o elemento enxofre em sua composição, como:

e) Compostos organoclorados

São as substâncias orgânicas que apresentam um ou mais halogênios (flúor, cloro, bromo e iodo) em sua composição, como:

Isomeria

A isomeria é um fenômeno estudado pela Química Orgânica em que duas ou mais substâncias químicas diferentes apresentam a mesma fórmula molecular, mas fórmulas estruturais e comportamentos físicos e químicos diferentes.

Os tipos de isomeria existentes são:

a) Isomeria plana

Isomeria que envolve o estudo das propriedades dos compostos orgânicos mediante a análise de suas fórmulas estruturais planas. Entre seus tipos principais, temos:

b) Isomeria geométrica

É um tipo de estereoisomeria que estuda a posição (em planos diferentes) dos ligantes em uma estrutura orgânica. Os tipos de isomeria geométrica são:

c) Isomeria óptica

É um tipo de estereoisomeria que estuda o comportamento de uma molécula orgânica quando ela é submetida a um feixe de luz polarizada. Assuntos importantes que envolvem esse tipo de isomeria são:

Reações orgânicas

Reações orgânicas são fenômenos químicos nos quais uma ou mais substâncias orgânicas podem ser originadas a partir da utilização de uma ou mais substâncias orgânicas como reagentes.

Vários são os tipos de reações orgânicas, a saber:

Polímeros

Polímeros são macromoléculas formadas a partir da união de diversas moléculas menores e podem ter origem natural ou sintética. Entre os polímeros naturais, temos como destaque os carboidratos e as proteínas. Já com relação aos sintéticos, temos como destaque os polímeros de adição e os de condensação.

Além desses assuntos, vários outros aspectos sobre os polímeros são fundamentais, como:

Por Me. Diogo Lopes Dias

Escrito por: Diogo Lopes Dias Escritor oficial Brasil Escola

DIAS, Diogo Lopes. "Química Orgânica"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/quimica-organica.htm. Acesso em 19 de março de 2024.

Videoaulas