Topo
pesquisar

Química Nuclear

Química

Química nuclear é a área da química que lida com materiais utilizados para fins nucleares, como o Urânio, e dá origem às reações nucleares que se tornaram mais conhecidas na humanidade durante a Segunda Guerra Mundial, com as explosões das bombas atômicas. A partir desses acontecimentos, reações nucleares são sempre motivos de destaque nos jornais, por estarem sempre envolvidas em guerras, contaminações e em grandes desastres. Mas não é só para prejudicar o homem que a Química Nuclear existe, ela também traz benefícios como a utilização para gerar energia substituinte à energia gerada por hidrelétricas, e tem aplicação na medicina, na agronomia, nas indústrias, etc.

A energia nuclear está no núcleo dos átomos, nas forças que mantêm unidos os seus componentes – as partículas subatômicas. É libertada sob a forma de calor e energia eletromagnética pelas reações nucleares e explosões nucleares.

Na medicina, ela é utilizada no tratamento de tumores cancerosos, na indústria a radioatividade é utilizada para obter energia nuclear e na ciência tem a finalidade de promover o estudo da organização atômica e molecular de outros elementos.

 

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

PUBLICIDADE
artigos Química Nuclear

Acidentes nucleares históricos

Mortes causadas por material radioativo

Armas nucleares: como tudo começou?

Armas nucleares: como tudo começou?

Decaimento radioativo natural

Produção de energia nas usinas nucleares

Como a usina nuclear produz energia?

Radiações Alfa, Beta e Gama

Raios gama atingem a velocidade da luz: 300.000 km/s.
PUBLICIDADE

Tipos de bomba atômica

Bomba nuclear em ação

Usinas nucleares no combate ao efeito estufa

PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
R7 Educação