Por que se coloca sal no gelo para esfriar mais rápido a cerveja em lata?

Química

Ao adicionar sal ao gelo, seu ponto de solidificação diminui porque ocorre uma forte interação entre as moléculas destas duas substâncias, dificultado a organização dos cristais de gelo. Na Química este processo é fonte de estudo da Criometria.

Normalmente, quando se faz um churrasco, a maioria das pessoas gosta de ter como acompanhamento uma cerveja bem gelada. Para acelerar seu resfriamento é colocado sal no gelo ao redor da bebida. Isto faz com que o gelo derreta e a salmoura fique a uma temperatura inferior a que estava quando havia apenas o gelo.

Para entender exatamente porque isso acontece, vamos analisar o que faz uma substância passar do estado líquido para o sólido. Para que isso ocorra, as moléculas precisam perder energia cinética; e existem alguns fatores que influenciam nesta liberação. Entre estes está o tipo de forças intermoleculares de cada substância. Quanto menores ou mais fracas forem as forças de atração das moléculas, menor será o ponto de congelamento.

Assim, o ponto de solidificação (temperatura de congelamento) da água é 0°C no nível do mar, no entanto, ao se adicionar algum composto não volátil (como o sal), as moléculas deste atraem fortemente as moléculas de água, dificultando a organização dos cristais de gelo e, consequentemente, diminuindo seu ponto de congelamento. Para questão de comparação, numa solução com 10% de sal, o ponto de congelamento cairá para -6°C e com 20%, para -16°C.

Desse modo, experimentalmente fica comprovado que a adição de um soluto não volátil a um solvente dá origem a uma solução que tem o ponto de solidificação menor que o solvente puro. Este é o objeto de estudo da Crioscopia ou Criometria.

Este mesmo princípio é usado em regiões onde neva muito. Para derreter o gelo das estradas, o departamento responsável espalha sal nas ruas. Também para evitar que a água do radiador dos automóveis congele são colocados aditivos que funcionam como anticongelante. O mais comum é o etilenoglicol (C6H6O2).

É por isso também que a água dos oceanos, que contém diversos solutos não voláteis como o sal (Cloreto de Sódio), permanece líquida, apesar de a temperatura nestas regiões ser inferior a 0°C.

Em países onde há muita neve joga-se sal nas estradas

Por Jennifer Fogaça
Equipe Brasil Escola

• Josevaldo Maltez Do Espirito Santosexta-feira | 03/04/2015 20:35Hs
    ótimo texto
  • Aguinaldo Nunes de Camargosábado | 03/01/2015 16:58Hs
    Excelente texto, simples e esclarecedor.
  • melquesedeque da rocha vianaquinta-feira | 10/07/2014 21:19Hs
    alguém me explica direito essa parte das forças. destacando que a água aumenta seu volume quando se solidifica
  • Wilma Maria Rodrigues Paganelliterça-feira | 29/04/2014 10:43Hs
    Esclarecedor. Um texto rápido de ler e com informações fáceis de entender. Ótimo.
Conteúdos exclusivos da língua inglesa.
CURSO DE INGLÊS

Conteúdos exclusivos sobre o ENEM.

Conteúdos exclusivos de geografia.
CURSO DE GEOGRAFIA

Conteúdos exclusivos de história.
CURSO DE HISTÓRIA