Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Petróleo extrapesado

Petróleo extrapesado: alta densidade.
Petróleo extrapesado: alta densidade.
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Já ouviu falar do petróleo extrapesado? Pelo nome já dá para saber que se trata de um líquido de alta viscosidade. No Brasil existem jazidas com alta concentração deste combustível fóssil, a que mais se destaca é a Bacia de Siri, localizada no litoral do Rio de Janeiro (95 metros de profundidade e a 80 quilômetros da costa).

A unidade instalada no reservatório de Siri tem capacidade de extrair 15 mil barris/dia, se tornou a primeira do país a extrair petróleo extrapesado e a primeira do mundo a produzir o combustível em campos marítimos.

Alta densidade

Para termos uma noção de como o petróleo extrapesado é viscoso, que tal compará-lo com a água. Sua densidade chega a ser duzentas vezes maior se comparada à da água, veja na imagem abaixo como é difícil seu escoamento:


Petróleo extrapesado

Surge então uma dúvida: como é possível extrair este óleo denso do interior das jazidas?

As bombas de sucção especiais (altamente potentes) existem para isso, elas se encarregam de promover a extração de petróleo dos poços. Devido à alta densidade, o petróleo é destinado à produção de cimento asfáltico e combustível naval.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja mais!
Refinamento do petróleo 
 

Combustíveis - Química - Brasil Escola

Escritor do artigo
Escrito por: Líria Alves de Souza Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Petróleo extrapesado"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/petroleo-extrapesado.htm. Acesso em 29 de março de 2024.

De estudante para estudante