O laboratório e a análise Química

Química

É notório o avanço da ciência nos últimos anos, as várias descobertas científicas são notificadas diariamente nos telejornais, e a sociedade, como alvo principal, não pode ficar indiferente, existiu todo um processo necessário para que a Ciência chegasse ao que é hoje: a responsável pela descoberta da cura de doenças e tecnologia para a melhoria de vida.

Como se vê, a Ciência desempenha um importante papel para a sociedade, mas o que necessariamente é preciso para a busca por novos produtos, teorias, elementos, enfim toda a novidade a cerca das necessidades humanas? O princípio e a descoberta partem de um ponto em comum: o laboratório, é lá que nascem todas as idéias e a forma concreta das mesmas, nesse ambiente trabalham aqueles que buscam na mais simples substância, até mesmo invisível aos olhos (o átomo), uma explicação para tudo que acontece no Universo. E essa prática vem de tempos remotos, documentos bem antigos já traziam relatos de experimentos usados para a obtenção do conhecimento, as chamadas análises químicas.

Análise química é o conjunto de técnicas de laboratório utilizadas na identificação das espécies químicas envolvidas em uma reação, como também a quantidade dessas espécies. O laboratório é o lugar apropriado para a execução de experimentos, é indispensável que tenha uma iluminação boa, água em abundância, eletricidade, equipamentos e um profissional: antigamente eram chamados de alquimistas ou até mesmo loucos, atualmente mais conhecidos como cientistas. Todos estes itens são obrigatórios para se obter resultados dentro dos padrões exigidos.

As análises químicas permitem resultados quantitativos e qualitativos, veja abaixo do que se trata cada uma destas análises.

Análise qualitativa: permite identificar a composição do material com a ajuda de instrumentos apropriados, o resultado é obtido geralmente pela adição de outro componente à mistura.

Análise quantitativa: esta é mais abrangente, além da identificação do material é possível saber a quantidade do componente em questão dentro da amostra.

A ciência se constrói com base nas análises feitas nos laboratórios, agora você já sabe de onde vêm as descobertas tecnológicas que constituem a modernidade.

Líria Alves

Veja mais!

O que é um laboratório?

• Gérard Holivivier C de S. Araujodomingo | 30/11/2014 18:36Hs
    Achei excelente direto no ponto sem muita linguiça como os tcc(s) e outros.
  • naura aline sehnterça-feira | 15/10/2013 11:40Hs
    gostei do texto esta esplicando bem. me tirou muitas duvidas de como veio e ate onde pode ir.....
  • marcia moreira de jesus ferreirasábado | 29/08/2009 20:14Hs
    Otexto ficou claro e objetivo.
  • amandasábado | 21/03/2009 16:22Hs
    muitO bom o textO...eu precisava fazer um trabalho sobre labOratorio de quimica...e foi o unico textO que eu achei aprOpriadO..parabéns!
Conteúdos exclusivos da português infantil.
CURSO DE PORTUGUÊS INFANTIL

Conteúdos exclusivos sobre a reforma ortográfica.
NOÇÕES DA REFORMA ORTOGRÁFICA

Conteúdos exclusivos de inglês para crianças.
CURSO DE INGLÊS INFANTIL

Conteúdos exclusivos sobre o ENEM.