Topo
pesquisar

Gases

Química

Os gases são compostos moleculares, com exceção dos gases nobres, que são átomos isolados de grande importância teórica e prática.

A palavra “gás”foi usada pela primeira vez por meio do cientista Van Helmont (1577-1644), sendo que vem do grego chaos, isto é, “caos”, pois suas moléculas ou átomos se comportam de forma desordenada.

Os gases são compostos moleculares ou na forma de átomos isolados (gases nobres) com características específicas, entre elas, podemos destacar que não apresentam um volume nem forma definidos, tendendo a ocupar o volume e ficar na forma do recipiente que os contém.  

O volume, a pressão e a temperatura são as grandezas fundamentais que devem ser levadas em consideração no estudo dos gases, sendo chamadas de variáveis de estado dos gases.

Esse estudo é realmente muito importante tanto do ponto de vista teórico quanto do prático. Por exemplo, foi por meio do entendimento do comportamento dos gases que as as reações químicas foram mais bem compreendidas. Além disso,  substâncias no estado gasoso estão por todas as partes, participando de processos importantes na manutenção da vida: o ar que respiramos é uma mistura gasosa composta principalmente dos gases nitrogênio e oxigênio; o gás oxigênio é usado em hospitais, siderurgias, maçaricos de cortar e soldar metais;  usamos os gases para cozinhar, para movimentar veículos, para encher balões e assim por diante.

Esses e outros processos envolvendo os gases serão abordados nos artigos desta seção de Química.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

PUBLICIDADE
artigos Gases

Relação entre Lei de Avogadro e gases

PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
R7 Educação