Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Excitação Eletrônica

Objetos com gás Neon
Objetos com gás Neon
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A excitação dos elétrons produz energia capaz de gerar luz: é o fenômeno chamado de fluorescência.

Você já usou pulseiras de Neon? Nas festas de casamento, formaturas, festas em geral, elas se tornaram a sensação do momento, encantando as pessoas pela luz que emitem em meio à penumbra das boates. Essas luzes equivalem à fluorescência do gás Neon (Ne, décimo elemento da tabela periódica, do grupo dos gases nobres) mediante a passagem de uma corrente elétrica.

O Neon é obtido do ar atmosférico pelo processo da liquefação fracionada e é muito utilizado comercialmente. O processo de obtenção consiste no resfriamento do ar até que esse fique liquefeito gradativamente e preparado para aquecer. Os chamados luminosos de Neon são muito usados na publicidade: iluminação de anúncios comerciais, em letreiros luminosos com o intuito de chamar a atenção do público, basta olhar para a cidade à noite que veremos luzes de Neon.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Entenda agora como funcionam esses luminosos: são semelhantes às lâmpadas fluorescentes, onde os elétrons presentes são excitados até que retornem à órbita original. Essa órbita energizada emite luz, que só é transmitida enquanto há fornecimento de energia. Se o abastecimento for interrompido, ou seja, quando os elétrons retornam à estabilidade, cessa a emissão de energia.

A quimioluminescência consiste na emissão de luz gerada por uma reação química, é a que encontramos nas “pulseirinhas de gás Neon”, que podem emitir várias cores, dependendo da pressão do gás e de sua composição. Observe a composição do gás e suas cores respectivas:

Neônio (Ne) + Gás carbônico (CO2) luz violeta

Neônio (Ne) + Mercúrio (Hg) luz azul

Neônio (Ne) puro → luz vermelha


A bioluminescência ocorre em organismos vivos, ela é encontrada principalmente no fundo do oceano, mas vaga-lumes também possuem esta habilidade.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Escritor do artigo
Escrito por: Líria Alves de Souza Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUZA, Líria Alves de. "Excitação Eletrônica"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/excitacao-eletronica.htm. Acesso em 29 de março de 2024.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

(UFPI)

O sulfeto de Zinco – ZnS – tem a propriedade denominada de fosforescência, capaz de emitir um brilho amarelo-esverdeado depois de exposto à luz. Analise as afirmativas a seguir, todas relativas ao ZnS, e indique a opção correta:

a) salto de núcleos provoca fosforescência.

b) salto de nêutrons provoca fosforescência.

c) salto de elétrons provoca fosforescência.

d) elétrons que absorvem fótons aproximam-se do núcleo.

e) ao pagar a luz, os elétrons adquirem maior conteúdo energético.
 

Exercício 2

A excitação dos elétrons produz energia capaz de gerar luz, é o fenômeno chamado de fluorescência, que pode ser utilizado, por exemplo, para compor as chamadas “pulseiras de Neon”. Estas se destacam pelo brilho emitido em meio à penumbra de boates em festas de formatura, casamento, aniversário, etc. As diferentes tonalidades desse acessório são obtidas dependendo da pressão do gás e de sua composição.