Evolução do modelo atômico

Átomo moderno

Modelos atômicos foram sugeridos, desde a Antiguidade, por gregos como Demócrito de Abdera (420 a.C.) e Leucipo (450 a.C.), que já afirmavam que a matéria era composta por pequenas partículas que receberam a denominação de átomo, palavra que em grego significa indivisível. Esse modelo é um modelo filosófico sem forma definida e sem núcleo, e não tem nenhuma base científica.

Desde então passou por modelos propostos por Dalton (1803) e por Thomson (1898), até chegar ao modelo mais atual que foi criado por Rutherford, em 1911. Segundo ele, o átomo consiste em um núcleo pequeno que compreende toda a carga positiva e praticamente a massa do átomo, e também de uma região extranuclear que é um espaço vazio onde só existem elétrons distribuídos.

Mais tarde, em 1914, Rutherford conceituou o núcleo atômico que é uma partícula que tem uma massa maior que a do elétron, mas se tratando da carga, o núcleo e o elétron possuem cargas iguais, mas de sinais opostos. Os elétrons possuem carga negativa e o núcleo possui carga positiva.

Rutherford, em 1920, afirmou que essa carga positiva deve-se à presença de prótons, nome proposto por ele. Em 1913, o átomo passou por um aperfeiçoamento realizado pelo físico dinamarquês Niels Bohr, que dividiu a eletrosfera em sete camadas, chamadas atualmente de camadas de valência.

Por Líria Alves

Escrito por: Líria Alves de Souza Escritor oficial Brasil Escola

SOUZA, Líria Alves de. "Evolução do modelo atômico"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/evolucao-modelo-atomico.htm. Acesso em 19 de março de 2024.

Videoaulas

Lista de exercícios

Exercício 1

O primeiro modelo científico para o átomo foi proposto por Dalton em 1808. Este modelo foi comparado a:

a)      Uma bola de tênis;

b)      Uma bola de futebol;

c)       Uma bola de pingue-pongue;

d)      Uma bola de bilhar;

e)      Uma bexiga cheia de ar.

Exercício 2

Relacione os nomes dos cientistas e filósofos apresentados na coluna à esquerda com suas descobertas na coluna à direita:

a)      Demócrito                         (   ) Descobridor do nêutron.

b)       Thomson                          (   ) Seu modelo atômico era semelhante a uma bola de bilhar.

c)       Rutherford                        (   ) Seu modelo atômico era semelhante a um “pudim de passas”.

d)      Dalton                                 (   ) Foi o primeiro a utilizar a palavra átomo.

e)      Chadwick                            (   ) Criou um modelo para o átomo semelhante ao Sistema Solar.