Definição de Química Ambiental

Química

A Química Ambiental estuda os processos químicos que acontecem na natureza, sejam eles naturais ou causados pelo homem e que comprometem não só a saúde humana, mas de todo planeta.

A Química Ambiental teve sua origem na Química Clássica e se tornou uma ciência interdisciplinar por envolver outras matérias como: Biologia, Ecologia, Geologia.

Essa parte da química estuda as mudanças que ocorrem no meio ambiente, mais precisamente, os processos químicos que envolvem essas mudanças e que causam sérios danos à humanidade.

No Brasil, as últimas décadas foram marcadas por um crescimento da conscientização dos cidadãos sobre os danos causados pelas atividades humanas inadequadas. Sejam em indústrias ou em seus próprios lares, essas atividades têm gerado efluentes e resíduos: sólidos, líquidos e gasosos, que acabam tendo seu destino final na atmosfera, nos solos e nas águas.

Como essas transformações ameaçam o meio ambiente, há uma grande preocupação em entender os processos que a envolvem. A química ambiental existe justamente para isso, para abranger os mecanismos que definem e controlam a concentração das espécies químicas que precisam ser monitoradas. Sendo assim, expandem os horizontes da Química convencional, criando parcerias com outras áreas como a Toxicologia e Engenharia Sanitária.

É importante este estudo para entender os aspectos químicos dos problemas que nós seres humanos criamos no meio onde vivemos. Esse mesmo ambiente há alguns anos antes de começar os processos de poluição, era um ambiente natural, ou seja, sem poluentes.

Por Líria Alves

SOUZA, Líria Alves De. "Definição de Química Ambiental"; Brasil Escola. Disponível em <http://www.brasilescola.com/quimica/definicao-quimica-ambiental.htm>. Acesso em 03 de novembro de 2015.

• Marcelasegunda-feira | 14/04/2014 18:19Hs
    Adorei o seu texto é direto e muito esclarecedor...
  • Dafneterça-feira | 24/08/2010 08:26Hs
    Ótimo. O texto é muito bem explicado... Foi a salvação do meu trabalho de química.
Conteúdos exclusivos sobre geografia infantil