Como as lagartixas conseguem subir pelas paredes?

Química

As patas das lagartixas grudam e desgrudam com facilidade dos mais diversos tipos de superfícies graças às forças de Van der Waals que se estabelecem entre suas moléculas.

Algo que com certeza já passou pela nossa cabeça é como a lagartixa (também conhecida como geco) consegue subir pelas paredes e até mesmo andar pelo teto desafiando a lei da gravidade? Será que elas liberam algum tipo de cola pelas patas? Por que é que não ficam grudadas?

Na realidade, não é nenhum cola que elas soltam, pois as patas das lagartixas nunca ficam sujas, não deixam nenhum tipo de resíduo e mesmo assim conseguem aderir a qualquer superfície, exceto o teflon. Além disso, elas não só grudam com facilidade, mas também desgrudam com pouco esforço.

Se não é uma cola, será um tipo de sucção? Testes feitos em uma câmara de vácuo mostraram que também não é esse o seu mecanismo para não cair.

Os cientistas descobriram que essa habilidade desse pequeno réptil tem a ver com as forças de Van der Waals, que são forças intermoleculares denominadas assim em homenagem ao cientista Johannes Diederik van der Waals (1837-1923) que determinou as forças que se estabelecem entre as moléculas.

Uma dessas forças, a de dipolo induzido, é a que se estabelece entre as patas da lagartixa e a superfície por onde ela anda. Essas forças são resultado do seguinte processo: isoladamente, essas moléculas não apresentam um dipolo, são apolares; mas, no momento em que se aproximam, as atrações ou repulsões eletrônicas entre seus elétrons e núcleos podem levar a uma deformação de suas nuvens eletrônicas, momentaneamente, originando polos positivos e negativos temporários. Esse dipolo formado em uma molécula induz a formação do dipolo em outra molécula vizinha e, por isso, elas se atraem, mantendo-se grudadas ou unidas.

Esse tipo de força intermolecular é considerada fraca e, geralmente, a gravidade se sobrepõe. É por isso que nós não conseguimos escalar paredes.

Mas, no caso da lagartixa, é diferente, pois as suas patas têm milhões de filamentos (cerdas) que se subdividem em milhares de estruturas com espessura de um décimo do diâmetro de um cabelo, chamadas de espátulas. O fato de serem tão pequenas aumenta a área que fica em contato com a parede e multiplicado pelas milhares espátulas das patas da lagartixa, as forças de Van der Waals produzem suficiente atração para segurar o peso desse pequeníssimo lagarto.

As patas da lagartixa possuem milhares de filamentos que realizam uma força de atração com as moléculas da superfície

A força adesiva desses filamentos é tão grande que um milhão deles, equivalente à superfície de uma moeda, pode levantar uma criança de 20 Kg.

O mesmo princípio se aplica a outros animais que também conseguem subir em paredes como aranhas e moscas.

Mosca e aranha também conseguem subir em paredes pelas forças de van der Waals

Os cientistas estão tentando reproduzir artificialmente esse fenômeno. Poderiam desenvolver um material com essas propriedades que fosse uma alternativa para o velcro (que também é uma imitação da natureza, pois seu projeto se baseia nas sementes de bardana), podendo ser usado, por exemplo, em aplicações médicas.

Também querem desenvolver robôs que possam escalar paredes com segurança para serem usados em missões de resgate. Ainda há ideias que permitam que o homem escale montanhas no futuro sem o uso de cordas ou grampos.

Por Jennifer Fogaça

• Marcelo Liraterça-feira | 24/03/2015 11:55Hs
    Adorei o conteúdo assim como essa página.
  • marcio soaresterça-feira | 10/03/2015 16:56Hs
    otimo texto, inclusive os exercicios de fisica
  • Aluno Alessandrosegunda-feira | 11/03/2013 20:52Hs
    Eu estou pesquisando e agora vou levar o trabalho para a minha professora
  • Ednaquarta-feira | 19/09/2012 22:22Hs
    Gostei dos textos, destacando exemplos que são facéis de interagir na sala de aula.
Conteúdos exclusivos da português infantil.
CURSO DE PORTUGUÊS INFANTIL

Conteúdos exclusivos sobre a reforma ortográfica.
NOÇÕES DA REFORMA ORTOGRÁFICA

Conteúdos exclusivos de inglês para crianças.
CURSO DE INGLÊS INFANTIL

Conteúdos exclusivos sobre o ENEM.