Classificação das Soluções

Química

A classificação das soluções pode ser feita de acordo com o estado físico delas, de seus constituintes e de acordo com a natureza do soluto.

Soluções são misturas de duas ou mais substâncias que apresentam um aspecto uniforme, ou seja, são misturas homogêneas. Elas são formadas por um ou mais solutos (substâncias dissolvidas) e um solvente, que é a substância presente em maior quantidade e que dissolve as outras substâncias.

Na maioria das vezes, quando falamos de soluções, o que vem à mente são as soluções aquosas usadas em laboratórios, como as mostradas na imagem acima. Elas geralmente são formadas por um soluto sólido ou líquido dissolvido na água.

No entanto, não são apenas esses tipos de soluções químicas que existem, mas muitas outras, que podem ser classificadas de acordo com três critérios principais:

1. Estado físico da solução;

2. Estados físicos do soluto e do solvente;

3. Natureza do soluto.

Segundo cada um desses critérios, as soluções podem ser classificadas em:

Classificação das soluções segundo os estados físicos e a natureza do soluto

Soluções Sólidas: As soluções sólidas são formadas apenas por solutos e solventes sólidos.

No cotidiano, os principais exemplos desse tipo de solução são as ligas metálicas. Por exemplo, a medalha abaixo foi produzida com a liga de bronze, que é uma mistura de aspecto homogêneo, formada por estanho e cobre.

Medalha de bronze, uma liga metálica que é uma solução sólida

Soluções Líquidas: As soluções líquidas possuem o solvente líquido, geralmente a água, e os solutos podem ser sólidos, líquidos ou gasosos:

• Sólido – Líquido: Quando misturamos sal ou açúcar (sólidos) na água (líquido), temos um exemplo desse tipo de solução. Outros exemplos são: água do mar que é formada por vários sais dissolvidos nela, o álcool iodado (tintura de iodo), que contém iodo dissolvido em álcool, e o soro fisiológico (solução aquosa com 0,9% em massa de cloreto de sódio – sal de cozinha).

O soro fisiológico é uma solução líquida do tipo sólido-líquido

• Líquido-Líquido: Tanto o soluto quanto o solvente são líquidos. Alguns exemplos são: água oxigenada, que é uma solução aquosa de peróxido de hidrogênio, e o álcool desinfetante ou álcool combustível, que é uma mistura de álcool e água.

O álcool é uma solução líquida do tipo líquido-líquido

• Gás-líquido: O soluto é um gás e o solvente é um líquido. Exemplos: Águas de aquários, mares, lagos e rios possuem os gases do ar dissolvidos nela, permitindo que os seres aquáticos sobrevivam. Além disso, os refrigerantes e a água com gás possuem o gás carbônico dissolvido.

A água com gás é uma solução líquida

Soluções Gasosas: Esse tipo de solução é formado pela mistura apenas de gases. O ar é um exemplo, sendo que sua composição aproximada é de 78% de gás nitrogênio, 21% de gás oxigênio e 1% de outros gases.

O ar é uma mistura de vários gases

Soluções Moleculares: São aquelas que possuem solutos moleculares que apenas se dissolvem em água e geram uma solução não eletrolítica, ou seja, que não conduz eletricidade. Um exemplo é a água com açúcar.

Soluções Iônicas: Essas soluções são eletrolíticas, conduzem eletricidade e sua formação pode se dar de duas formas:

1 – Quando colocamos solutos iônicos na água e eles sofrem uma dissociação iônica, ou seja, os seus íons são separados e ficam no meio aquoso. Exemplo: sal de cozinha (cloreto de sódio – NaCl – na água);

2 – Quando colocamos solutos moleculares que reagem com a água, sofrendo ionização, ou seja, originam íons que ficam no meio aquoso. Exemplo: cloreto de hidrogênio (HCl) na água.

Por Jennifer Fogaça

FOGAçA, Jennifer Rocha Vargas. "Classificação das Soluções"; Brasil Escola. Disponível em <http://www.brasilescola.com/quimica/classificacao-das-solucoes.htm>. Acesso em 02 de novembro de 2015.

• eduarda maria da silvadomingo | 06/04/2014 16:01Hs
    ótimo esse texto me ajudou muito bjos
  • Josesábado | 05/04/2014 17:44Hs
    Muito bom
  • Aurycéliaquinta-feira | 03/04/2014 14:28Hs
    Nossa era exatamente o que eu estava procurando! Obrigada!
  • josi ramos quarta-feira | 12/03/2014 14:25Hs
    amei o texto bem específico muito obrigada me ajudou muito, com umas duvidas que eu tinha.
Conteúdos exclusivos sobre geografia infantil