Carbono 14

Química

No ano de 1947, o químico Willard Libby fez uma descoberta que mudaria a história da Arqueologia, a partir de seus estudos seria possível decifrar a idade de fósseis antigos. Para entender sobre a descoberta de Libby, primeiro é preciso saber a diferença entre Carbono 14 (14C) e Carbono 12 (12C).

- Carbono 12 é aquele encontrado na composição do diamante, da grafite, do aço, ou seja, de substâncias inorgânicas.

- Já o Carbono 14 está presente em tecidos vivos (de animais, plantas, e do homem). É um isótopo radioativo instável, que decai a um ritmo lento a partir da morte de um organismo vivo.

O C 14 recebe esta numeração porque apresenta massa atômica 14, esta forma apresenta dois nêutrons a mais no seu núcleo que seu isótopo estável C 12.

As pesquisas de Libby revelaram que a quantidade de carbono 14 dos tecidos orgânicos mortos diminui a um ritmo constante com o passar do tempo. Assim, a medição dos valores do isótopo radioativo em um objeto fóssil nos dá pistas muito exatas dos anos decorridos desde sua morte.

A técnica do carbono 14 para a datação de cadáveres antigos só se aplica às amostras que tenham no máximo 70 mil anos de idade, como já vimos, a quantidade de C 14 diminui com o passar do tempo, ficando difícil detectá-lo após este período.

A partir da morte de um ser vivo, a quantidade de C-14 existente no tecido orgânico se dividirá pela metade a cada 5.730 anos, é o que se chama de meia vida do carbono.

Esta técnica é aplicável à madeira, sedimentos orgânicos, ossos, conchas marinhas, etc.

Agora já sabemos a finalidade do Carbono 14 em achados arqueológicos, a idade de múmias nunca mais foi um mistério após a descoberta de Willard Libby.

Por Líria Alves

• samueldomingo | 15/03/2015 15:40Hs
    otimo me explicou muito
  • lucia moreirasábado | 27/12/2014 16:02Hs
    achei muito bom
  • Paulo Cezar de Sousasegunda-feira | 21/07/2014 13:57Hs
    Muito bom, estudo teologia Bíblica e procuro informação sobre o assunto Obrigado!
  • Rodrigo Reissegunda-feira | 28/04/2014 21:50Hs
    Este Site é excelente para pessoas de todas as idades! com temas e respostas objetivas e com conteúdos de ótima qualidade , é bom para ter mais conhecimento , e para 'matar' as dúvidas ou curiosidades , Ótimo Trabalho!
Conteúdos exclusivos de literatura.
CURSO DE LITERATURA

Conteúdos exclusivos de física.
CURSO DE FÍSICA

Conteúdos exclusivos de matemática.
CURSO DE MATEMÁTICA

Conteúdos exclusivos de redação.
CURSO DE TÉCNICAS DE REDAÇÃO