Topo
pesquisar

Anorexia

Psicologia

A anorexia é um distúrbio alimentar com causas familiares, sociais ou culturais. Acomete mais mulheres jovens, que se veem obesas quando na verdade estão magérrimas.

A anorexia é um transtorno alimentar caracterizado pelo medo que o paciente tem de ganhar peso. Esse medo pode provocar problemas psiquiátricos graves. A pessoa anoréxica se olha no espelho e se vê obesa, embora esteja extremamente magra. A pessoa que apresenta anorexia pode também apresentar bulimia.

Doença que atinge principalmente mulheres adolescentes e adultas jovens, a anorexia é um problema que possui riscos clínicos e que pode levar à morte por inanição, desequilíbrio dos componentes sanguíneos ou suicídio.

A pessoa que possui essa doença limita severamente a quantidade de comida ingerida, comendo tão pouco quanto possível. Assim, o organismo fica carente de nutrientes, o que pode levar a diversos problemas de saúde.

O medo de engordar leva a pessoa a buscar várias estratégias para perder peso, como o uso de laxantes e diuréticos, jejuns, vômitos induzidos, dietas mirabolantes e exercícios físicos intensos.  

As pessoas que apresentam a anorexia raramente assumem que estão doentes, ficando a cargo dos familiares e amigos procurarem ajuda profissional. Alguns sinais que indicam anorexia são:

→     Perda de peso em um curto espaço de tempo;
→     Depressão, ansiedade e irritabilidade;
→     Exercícios físicos intensos e em excesso;
→     Isolamento da família e amigos;
→     Comer escondido;
→     Amenorreia (interrupção do ciclo menstrual);
→     Regressão de características femininas;
→     Obsessão pelo peso corporal;
→     Recusa em participar de refeições junto à família;
→     Pele extremamente seca;
→     Saltar refeições;
→     Doenças frequentes;
→     Fadiga;
→     Sono excessivo.

A falta de nutrientes no organismo em virtude da falta da alimentação pode levar a várias complicações médicas, como:

→     Desnutrição;
→     Desidratação;
→     Hipotensão;
→     Anemia;
→     Redução de massa muscular;
→     Intolerância ao frio;
→     Osteoporose;
→     Em alguns casos, infertilidade.

Várias são as causas do aparecimento da anorexia, que pode ocorrer por fatores culturais, familiares, biológicos e psicológicos. Algumas pesquisas mostram que a maioria dos casos de anorexia está ligada ao conceito de moda atual, que determina a magreza absoluta como símbolo de beleza e elegância.

Observados os sintomas da anorexia, a pessoa deverá ser analisada por um profissional competente, geralmente um psiquiatra. Depois de diagnosticada a doença, o tratamento deverá ser iniciado por uma equipe multidisciplinar composta por psicólogo, psiquiatra, clínico e nutricionista, em razão da complexa interação de problemas emocionais e fisiológicos que esse transtorno alimentar envolve. Em alguns casos, é necessária a hospitalização do paciente.

O principal objetivo do tratamento é, com a ajuda da equipe de profissionais, a recuperação do peso corporal através de uma reeducação alimentar. As terapias individuais, terapia cognitiva comportamental e orientação dos familiares são muito produtivas no tratamento da anorexia. Em alguns casos, é prescrito pelo profissional o uso de medicamentos antidepressivos que ajudam a aliviar os sintomas de depressão, ansiedade e irritação.

O tratamento da anorexia costuma ser demorado e difícil, devendo o paciente permanecer com a equipe multidisciplinar mesmo depois da melhora dos sintomas, para que haja prevenção de possíveis recaídas.


Paula Louredo
Graduada em Biologia

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
R7 Educação