Topo
pesquisar

Páscoa

Páscoa

A Páscoa é, em última instância, uma data religiosa, mas também a ela está relacionada uma série de outras práticas, como o consumo de chocolates.

Esta seção sobre a Páscoa tem o objetivo de organizar e oferecer ao leitor textos referentes aos diversos temas que essa data implica. A Páscoa constitui uma celebração tradicionalmente cristã (e católica) e, por definição, é a comemoração mais importante do cristianismo, haja vista que se exalta a Ressurreição de Cristo, isto é, o mistério pascal, o mistério da morte e da transfiguração corporal de Cristo, fato que está no centro da fé cristã.

Apesar de ser tida como a data litúrgica (liturgia refere-se ao conjunto de ritos e celebrações que envolvem o calendário do mundo cristão) mais importante, a Páscoa também está associada a outras formas de festividade e também de consumo. A própria história da Páscoa já demonstra que houve uma grande mistura de elementos para que pudéssemos ter uma celebração cheia de tantas significações como temos hoje. Para tanto, basta pensarmos na concepção judaica de Páscoa (ou Pessach), que está associada à libertação dos judeus do jugo egípcio, e nas festas pagãs dedicadas a variados deuses, que incluíam a entrega de presentes, como ovos de variadas aves devidamente adornados.

A simbologia da Páscoa, como a entrega de ovos citada acima, possui laços culturais diversos. A origem dos ovos de Páscoa e suas associações com o chocolate e com o coelho podem ser consultadas no texto: A Origem do ovo de Páscoa. Se quiser se aprofundar mais, consulte os seguintes textos mais específicos: a Páscoa como "época de chocolate" e a atuação do Coelho da Páscoa.

Quanto à data da Páscoa, a seção ainda consta com texto específico sobre isso, no qual são esclarecidos os motivos pelos quais ela sempre está entre o fim de março e o início de abril e o porquê de o Carnaval orientar-se a partir dela, isto é, o Carnaval sempre é comemorado a exatos 47 dias antes da Páscoa (Para maiores detalhes, acesse os textos: Data da Páscoa e Dia do Carnaval).

Se quiser ainda saber uma curiosidade a respeito do consumo de chocolates (que se torna intenso no período da páscoa), acesse este texto sobre o chocolate no organismo.

Tenha uma Boa Leitura!!!


Por Me. Cláudio Fernandes

artigos Páscoa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
R7 Educação