Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Programa do Governo Federal que oferece bolsas de estudo para estrangeiros lança edital 2016

Angolanos, Moçambicanos e cidadãos de outros países podem estudar no Brasil sem vestibular e Enem

Em 06/05/2015 17h27 , atualizado em 11/05/2016 12h09
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O Ministério da Educação (MEC), através da Secretaria de Educação Superior (SESu), publicou o edital do processo seletivo 2015/2016 do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), que disponibiliza bolsas de estudo para estrangeiros em universidades brasileiras. As inscrições foram abertas no dia 4 de maio e podem ser feitas até 3 de julho de 2015.

Veja a lista de cursos oferecidos

O PEC-G concede bolsas de estudo em cursos de graduação para estrangeiros com idade mínima de 18 anos e, preferencialmente, até 23 anos, com ensino médio completo fora do Brasil. Os candidatos devem ser cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais. Veja abaixo os países participantes do PEC-G 2015/2016: 

África, Ásia e Oceania: África do Sul, Angola, Argélia, Benin, Cabo Verde, Cameroun, China, Côte d'Ivoire, Egito, Gabão, Gana, Guiné-Bissau, Índia, Líbano, Mali, Marrocos, Moçambique, Namíbia, Nigéria, Paquistão, Quênia, República do Congo, República Democrática do Congo, São Tomé e Príncipe, Senegal, Síria, Tailândia, Tanzânia, Timor Leste, Togo, Tunísia. 

América Latina e Caribe: Antígua e Barbuda, Argentina, Barbados, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Guatemala, Guiana, Haiti, Honduras, Jamaica, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Suriname, Trinidad e Tobago, Uruguai, Venezuela.

Os interessados devem se inscrever junto a missão diplomática brasileira do seu país, levando os documentos indicados no Edital do PEC-G 2015/2016. Os estudantes também devem assinar um Termo de Responsabilidade Financeira, por meio do qual o responsável financeiro afirme dispor de um mínimo equivalente a 400 dólares americanos mensais para custear as despesas no Brasil, já que o programa não cobre despesas como alimentação e residência.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os estrangeiros precisarão apresentar, ainda, o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros, o Celpe-Bras. No caso do seu país não aplicar o exame, o candidato deverá fazê-lo no segundo semestre de 2016, após um curso preparatório.

Seleção e resultado

A seleção constará de análise do histórico escolar do candidato, considerando-se: média global do ensino médio igual ou superior a 60%; média global do ensino médio no idioma oficial de seu país (francês, inglês, espanhol ou português) igual ou superior a 60%; e adequação do currículo do ensino médio ao curso de graduação pretendido.

O resultado preliminar será divulgado no dia 28 de setembro, no sítio da SESu. As representações diplomáticas terão até o dia 16 de outubro para informar se o estudante aceita ou desiste da vaga, para divulgação do resultado final no dia 3 de novembro. 

Mais informações no edital ou pelo sítio do PEC-G.

Adriano Lesme

PUBLICIDADE