Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Encceja 2017: saiu o edital com as datas e regras

Inscrições serão recebidas entre os dias 7 e 18 de agosto. Participação é voluntária e gratuita.

Em 25/07/2017 11h39 , atualizado em 25/07/2017 11h48
Encceja substituiu o Enem para certificação do ensino médio
Encceja substituiu o Enem para certificação do ensino médio Crédito da Imagem: Shutterstock

PUBLICIDADE

Foi publicado no Diário Oficial da União de hoje, 25 de julho, o edital do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) para residentes no Brasil. 

Clique aqui e confira o edital do Encceja 2017

Entenda como funciona o Encceja

Conforme o documento, os interessados na certificação dos Ensinos Fundamental ou Médio devem se inscrever entre os dias 7 e 18 de agosto. As inscrições poderão ser feitas exclusivamente pela internet e sem qualquer custo. 

Podem participar do Exame jovens e adultos com no mínimo 15 anos completos, na data de realização das provas, para certificação do ensino fundamental. Já a certificação do ensino médio é direcionada para jovens e adultos com no mínimo 18 anos completos.

No ato da inscrição, eles deverão informar CPF, número do documento de identificação e indicar se precisam de algum atendimento, a certificação de conclusão que deseja e o estabelecimento onde deseja solicitar o certificado ou declaração parcial de proficiência.

Data do resultado do Encceja ainda não foi divulgada

Encceja 2017

O Exame será aplicado em 8 de outubro, das 8h às 12h e das 14h30 às 19h30, em todas as unidades da federação, e contará com quatro provas objetivas, com 30 questões de múltipla escolha, cada uma, além de uma redação. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os gabaritos serão divulgados até o 10º dia útil seguinte ao dia de realização do Exame. Já os resultados individuais poderão ser conferidos diretamente na Página do Participante.

A certificação de conclusão do Ensino Fundamental/Ensino Médio ou a declaração parcial de proficiência são emitidos pelas Secretarias Estaduais de Educação ou Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia.

Até o ano passado, o Certificado de Conclusão do Ensino Médio era concedido a partir das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A mudança, que foi anunciada em janeiro pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, visa adequar o exame aos objetivos de quem pretende apenas concluir os estudos (saiba mais).

Outros detalhes podem ser conferidos no site do Encceja.

PUBLICIDADE