Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Ciência sem Fronteiras oferece mais de 14 mil bolsas para graduação em 21 países

Inscrições podem ser feitas até os dias 29 ou 30 de setembro, dependendo da chamada pública

Em 22/09/2014 11h02 , atualizado em 22/09/2014 11h03

PUBLICIDADE

O Programa Ciência sem Fronteiras (CsF), que possibilita estudantes brasileiros realizarem intercâmbio em vários países, está com inscrições abertas para Graduação Sanduíche. São mais de 14 mil bolsas de estudo para 18 áreas do conhecimento científico e tecnológico em 21 países da Europa, Ásia, Oceania e América do Norte. 

Os interessados podem se inscrever até o dia 29 de setembro, para chamadas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e até dia 30 de setembro, para chamadas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O resultado está previsto para março de 2015 e os estudos no exterior iniciam em setembro. 

Faça aqui sua inscrição

Podem participar estudantes que tiveram nota global do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) igual ou superior a 600 pontos, em exames feitos a partir de 2009. Também é preciso apresentar proficiência no teste de idioma aceito pela instituição de destino e ter concluído no mínimo 20% e no máximo 90% do currículo previsto para o curso até a data do início do intercambio. 

O estudante deve realizar a inscrição para a bolsa de estudo somente em um país. Caso realize mais de um registro, será validado apenas o último, sendo canceladas as outras automaticamente. Há bolsa de estudo para Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, China, Coréia do Sul, Espanha, EUA, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Japão, Noruega, Nova Zelândia, Polônia, Reino Unido e Suécia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os selecionados para participar do programa receberão uma mensalidade na moeda local, auxílio-instalação, seguro- saúde, auxílio-deslocamento para aquisição de passagens aéreas e auxílio-material didático para compra de computadores portáteis ou tablets. Estudantes que já foram beneficiados com a Graduação Sanduíche não poderão ser contemplados novamente. 

O Programa 
 
O Programa Ciências sem Fronteiras é uma iniciativa dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação, por meio de suas respectivas instituições de fomento o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível superior (Capes).

A Graduação Sanduíche permite que o estudante realize parte dos estudos em uma instituição estrangeira. Mais informações pelo site do Ciência sem Fronteiras ou pelo telefone 08800 616161.

Por Letícia Oliveira

PUBLICIDADE