Topo
pesquisar

Números Complexos

Matemática

A construção dos números complexos passou por diversos obstáculos, que levaram em média 300 anos para serem vencidos, desenvolvendo, assim, teorias referentes a esse conjunto numérico.

Historicamente, os números complexos começaram a ser estudados graças à grande contribuição do matemático Girolamo Cardano (1501-1576). Esse matemático mostrou que mesmo tendo um termo negativo em uma raiz quadrada era possível obter uma solução para a equação do segundo grau: x2 – 10x +40 = 0. Essa contribuição foi de grande importância, pois até então os matemáticos não acreditavam ser possível extrair a raiz quadrada de um número negativo. A partir dos estudos de Girolamo Cardano, outros matemáticos estudaram sobre esse impasse na matemática, obtendo uma formalização rigorosa com Friedrich Gauss (1777-1855).

O conjunto dos números complexos é o conjunto que possui maior cardinalidade, afinal ele contém todos os outros conjuntos. É necessário, pois, compreender os processos das operações (aritméticas, trigonométricas, algébricas) envolvendo elementos desse conjunto, assim como a representação geométrica dos números complexos.

Portanto, nessa seção serão abordados assuntos como: concepções básicas do número complexo, operações aritméticas com números complexos, operações trigonométricas com os números complexos, o Plano de Argand-Gauss, entre outros artigos que se relacionam com os números complexos – números de grande importância e aplicabilidade.


Por Gabriel Alessandro de Oliveira
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola

PUBLICIDADE
artigos Números Complexos

Forma Trigonométrica de um Número Complexo

Inverso de um número complexo

Número de raízes de uma equação

Operações de Números Complexos na Forma Trigonométrica

Oposto, conjugado e igualdade de números complexos.

O conjunto dos números complexos, contém todos os outros conjuntos numéricos
PUBLICIDADE

Oposto, conjugado e igualdade de números complexos.

O conjunto dos números complexos, contém todos os outros conjuntos numéricos

Radiciação de números complexos na forma trigonométrica

PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
R7 Educação