Topo
pesquisar

Estatística

Matemática

Os estudos estatísticos estão relacionados às situações que envolvem planejamentos, coleta de dados, organização de informações, análise das informações coletadas, interpretação e divulgação de forma clara e objetiva. Os métodos pesquisacionais podem ser classificados de duas formas: pesquisas de opinião ou pesquisas de mercado. Nas pesquisas de opinião, o objetivo principal é colher informações sobre determinando assunto com base em entrevistas pessoais. As pesquisas de mercado são realizadas através da análise de mercado sobre determinado produto.

A coleta, a organização, a descrição dos dados, o cálculo e a interpretação de coeficientes pertencem à Estatística Descritiva, enquanto a análise e a interpretação dos dados, associados a uma margem de incerteza, ficam a cargo da Estatística Indutiva ou Inferencial, também chamada como a medida da incerteza ou métodos que se fundamentam na teoria da probabilidade.

A utilização de tabelas e gráficos são frequentes na Estatística. As tabelas servem para organizar e tabular os dados, já os gráficos transmitem as informações com clareza e transparência, contribuindo para uma leitura objetiva.

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é uma instituição ligada ao Ministério do Planejamento responsável pelos trabalhos estatísticos no país.
Atualmente, a Estatística está presente nos diversos ramos da sociedade, sempre visando melhorar a qualidade de vida, levantando dados informativos sobre as condições de segurança, saúde, socioculturais e políticas.

Os conteúdos estatísticos abordados no Ensino Fundamental e complementados no Ensino Médio são distribuídos da seguinte forma:

População e Amostras
Diagramas de Venn
Construção de Tabelas
Construção de gráficos
Cálculo da média, moda e mediana
Frequência Absoluta
Frequência Relativa
Variância
Desvio Padrão

Por Marcos Noé
Graduado em Matemática

PUBLICIDADE
artigos Estatística

Agrupamento de Dados em Intervalos

Aplicação de Estatística: Frequência Absoluta e Frequência Relativa

Cálculos Percentuais Envolvendo Frequências Relativas

Coeficiente de variação

Diagramas de Venn na Estatística

John Venn (1834 - 1923)

Erro padrão da estimativa

PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
R7 Educação