Topo
pesquisar

Conjuntos Numéricos

Matemática

A concepção do conjunto numérico pode ser compreendida a partir da compreensão de um conjunto. Os conjuntos numéricos foram concebidos conforme surgiam mudanças na matemática.

Para desenvolver a matemática hoje estudada, inúmeras mudanças na organização de todos os conceitos matemáticos foram necessárias. A concepção dos conjuntos numéricos recebeu maior rigor em sua construção com Georg Cantor, que pesquisou a respeito do número infinito. Cantor iniciou diversos estudos sobre os conjuntos numéricos, constituindo, assim, a teoria dos conjuntos.

A construção de todos os conjuntos numéricos que hoje possuímos parte de números inteiros usados apenas para contar até os números complexos que possuem vasta aplicabilidade nas engenharias, nas produções químicas, entre outras áreas.
Definir conjunto é algo tão primitivo que se torna uma tarefa difícil. Entretanto, compreendemos conjunto como uma coleção de objetos, números, enfim, elementos com características semelhantes.

Sendo assim, os conjuntos numéricos são compreendidos como os conjuntos dos números que possuem características semelhantes. Nesta seção, a concepção desses conjuntos será abordada, visando à compreensão dos elementos que constituem cada um dos conjuntos numéricos.

Temos então os seguintes conjuntos numéricos:

  • Conjunto dos números Naturais ();
  • Conjunto dos números Inteiros ();
  • Conjunto dos números Racionais ();
  • Conjunto dos números Irracionais ();
  • Conjunto dos números Reais ();
  • Conjunto dos números Complexos ();

Este último conjunto numérico possui uma seção especial para ele (Números Complexos).


Por Gabriel Alessandro de Oliveira
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola

artigos Conjuntos Numéricos
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
R7 Educação