A Matemática de René Descartes (1596 – 1650)

Matemática

René Descartes deve ser considerado um gênio da Matemática, pois relacionou a Álgebra com a Geometria, o resultado desse estudo foi a criação do Plano Cartesiano. Essa fusão resultou na Geometria Analítica. Descartes obteve grande destaque nos ramos da Filosofia e da Física, sendo considerado peça fundamental na Revolução Científica, por várias vezes foi chamado de pai da Matemática moderna. Ele defendia que a Matemática dispunha de conhecimentos técnicos para a evolução de qualquer área de conhecimento.

O Sistema de Coordenadas Cartesianas, mais comumente conhecido como Plano Cartesiano, consiste em dois eixos perpendiculares numerados, denominados abscissa (horizontal) e ordenada (vertical), que tem a característica de representar pontos no espaço.

Descartes utilizou o Plano Cartesiano no intuito de representar planos, retas, curvas e círculos através de equações matemáticas. Os estudos iniciais da Geometria Analítica surgiram com as teorias de René Descartes, que representavam de forma numérica as propriedades geométricas. A criação da Geometria Analítica por Descartes foi fundamental para a criação do Cálculo Diferencial e Integral pelos cientistas Isaac Newton e Leibniz. O Cálculo se dedica ao estudo das taxas de variação de grandezas e a acumulação de quantidades, sendo de grande importância na Física, Biologia e Química, no que diz respeito a cálculos mais complexos e detalhados.

Além do Cálculo e da Geometria Analítica, os estudos de Descartes permitiram o desenvolvimento da Cartografia, ciência responsável pelos aspectos matemáticos ligados à construção de mapas.

Por Marcos Noé
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola

Geometria Analítica - Matemática - Brasil Escola

SILVA, Marcos Noé Pedro Da. "A Matemática de René Descartes (1596 – 1650) "; Brasil Escola. Disponível em <http://www.brasilescola.com/matematica/a-matematica-rene-descartes-15961650.htm>. Acesso em 30 de agosto de 2015.

• José Luca Gomes de Oliveiraquinta-feira | 09/07/2015 18:40Hs
    me ajudou muito no colegio
  • fala brasilquarta-feira | 19/11/2014 15:28Hs
    maravilhoso recomendo para todos
  • DANUZIAdomingo | 28/09/2014 13:35Hs
    Ótimo texto!
    • carla carvalhoterça-feira | 25/11/2014 20:20Hs
      que bom que voce gostou assim não sou a unica.
      15 16