Topo
pesquisar

Literatura de informação

Literatura

A literatura de informação documenta os primeiros registros de manifestações literárias em terras brasileiras.

Apoiados em muitos dos intentos, um deles materializados no próprio título, decidimos criar este espaço para que você reforce ainda mais os conhecimentos acerca dos aspectos que nortearam a história da literatura brasileira. Tal nomeação – literatura de informação – se justifica pelo fato de que o Brasil entrou tardiamente no ramo da escrita literária, visto que em terras europeias essa atividade já se desenrolara há mais de dois séculos. Dessa forma, tudo que aqui foi presenciado pelos visitantes recém-chegados serviu de inspiração para apenas o início, razão pela qual os escritos eram apenas classificados como documentos, mas nada oficializado.  

Assim, ao se interagir com as informações que aqui se mostram pertinentes, perceberá que mesmo a Carta de achamento do Brasil, que poderia oficializar essas manifestações em solo brasileiro, pertence, porém, à literatura portuguesa. Outro aspecto que também incidirá sobre suas percepções são os conhecimentos que o(a) acompanham em relação aos aspectos ligados à História, haja vista que as belezas da terra descoberta em muito contribuiu para que o colonizador se sentisse maravilhado, fatos esses expressivamente demarcados na própria carta, datada de 1º de maio de 1500, escrita por Pero Vaz de Caminha.

Partindo então dessas prerrogativas, usuário(a) amigo(a), não deixe essa oportunidade passar em branco, pois, honrosamente, convidamo-lo(a) para a realização de fantásticas descobertas, cujos fundamentos se apoiam na literatura de catequese, na vida e obra de José de Anchieta, na discussão dos muitos aspectos expostos na carta de achamento, já evidenciada,  entre muitos outros aspectos aqui demarcados. Limitemo-nos apenas ao convite, sem nos estendermos muito, haja vista que você, somente você é quem ficará a cargo de desbravar rumo à concretização de todos os conhecimentos de que precisa dispor.

Faça bom proveito, pois bons estudos é o que lhe desejamos sempre!


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
R7 Educação