Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Mp3

i-Pod
i-Pod
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

A sigla MP3 significa MPEG 1 Layer-3 e se trata de uma forma de compressão de dados de áudio muito usada atualmente. Durante muito tempo, empresas de telefonia, gravadoras, emissoras de TV, que utilizam o áudio como instrumento de trabalho, conviviam com o problema da perda de qualidade do áudio gravado, sendo que a cada reprocessamento do mesmo, essa perda se acentuava.

Vários estudos foram desenvolvidos até surgir o MP3. O estudante Karlheinz Brandenburg, da Universidade Erlangen-Nuremberg na Alemanha, elaborou o estudo dos princípios da psicoacústica na codificação de áudio, estabelecendo o algoritmo OCF (Optimum Coding in the Frequency Domain), que possuía várias características da atual tecnologia MP3.
Os estudos de Brandenburg evoluíram e deram origem a um novo codec de áudio chamado ASPEC (Adaptative Spectral Perceptual Entropy Coding).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


O ASPEC foi enviado para a ISO (International Organization for Standardization), como uma proposta de padronização de codificação de áudio. Após testar rigorosamente a codificação, a ISO estabeleceu que Layer 1 e Layer 2 seriam formatos mais simples que o Layer 3 , de alta eficiência e com maior grau de complexidade, baseada no ASPEC. O ASPEC evoluiu e posteriormente deu origem ao codec MP3.

A característica principal e responsável pelo sucesso do MP3 é a de possibilitar a compressão do áudio com perdas quase imperceptíveis ao ouvido humano. A técnica desse tipo de compressão é eliminar os dados de áudio que o ouvido humano não consegue perceber, reduzindo grandemente o tamanho dos arquivos, sem perder a qualidade do áudio.

O MP3 é tão eficiente que pode reduzir o tamanho de uma música em até 12 vezes, sem perder nada em termos de qualidade em relação ao Cd, provocando assim, uma verdadeira revolução no mundo do entretenimento. A grande questão que envolve o MP3 atualmente é que devido ao seu sucesso e fácil compartilhamento através da internet, várias gravadoras se vêem obrigadas a mudar sua posição estratégica, visto que seus Cds perdem cada vez mais espaço.
Escritor do artigo
Escrito por: Tiago Dantas Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

DANTAS, Tiago. "Mp3"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/informatica/mp3.htm. Acesso em 19 de março de 2024.

De estudante para estudante