Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Salazarismo

O Salazarismo, governo de inspiração fascista liderado por Antonio Salazar desde a década de 1930 em Portugal, foi uma das mais duradouras ditaduras da Europa.

Salazar comandou uma das mais longas ditaduras estabelecidas no continente Europeu
Salazar comandou uma das mais longas ditaduras estabelecidas no continente Europeu
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

No início do século XX, Portugal sofreu uma reforma política que instituiu um governo de caráter republicano. A nova forma de organização do cenário político não foi capaz de resistir a todos os problemas sofridos no continente europeu com a Primeira Guerra e a crise de 1929. A situação calamitosa da população trabalhadora acabou instaurando um cenário politicamente instável aproveitado pelos militares, que realizaram um golpe de Estado em 1926. Esse golpe resultou em uma das mais duradouras ditaduras da Europa, o Salazarismo, iniciado em 1932 com a ascensão de Salazar ao poder.

Salazar e o fascismo italiano

Inspirado em idéias de extrema direita, o governo ditatorial impunha suas ações e realizava franca oposição aos movimentos socialista e comunista do país. Esse processo de cisão política alcançou seu auge quando o general Antônio Carmona assumiu o poder do governo lusitano. Fortemente influenciado pelo ideário nazi-fascista, ele elaborou a constituição de um Estado forte aclamado pelas elites nacionais.

Ao ocupar o cargo de primeiro-ministro em Portugal, Carmona convocou Antônio de Oliveira Salazar para assumir a pasta do Ministério da Fazenda. Durante o tempo em que esteve nessa função, Salazar promoveu um conjunto de ações econômicas que favorecia diretamente a grande burguesia lusitana. O apoio concedido a esse setor acabou por conduzi-lo ao governo português em 1932.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na condição de chefe de governo, Antônio Salazar impôs uma nova carta constitucional com traços explicitamente inspirados nos princípios do fascismo italiano. O novo documento estabeleceu a censura dos meios de comunicação, a proibição dos movimentos grevistas e a criação de um sistema político unipartidário. A partir de então, instalava-se uma das mais duradouras ditaduras criadas na Europa.

Somente com a morte de Salazar, acontecida em 1970, um movimento revolucionário de caráter liberal tomou conta do cenário português. Em 1974, o movimento de transformação política atingiu seu auge com a deflagração da chamada Revolução dos Cravos. Somente após esse episódio, Portugal conseguiu dar fim a um dos mais trágicos momentos de sua história.

Por Rainer Sousa
Mestre em História

Escritor do artigo
Escrito por: Rainer Gonçalves Sousa Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

SOUSA, Rainer Gonçalves. "Salazarismo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/salazarismo.htm. Acesso em 19 de abril de 2024.

De estudante para estudante


Lista de exercícios


Exercício 1

(UFV) Na Europa e em outras partes do mundo, o fascismo italiano serviu de inspiração para regimes autoritários. Em Portugal, por exemplo, instaurou-se o regime salazarista, que seria extinto na década de 1970, com a Revolução dos Cravos.

Com base nos seus conhecimentos, assinale a alternativa correta sobre os fatores que explicam a queda do salazarismo.

a) O apoio aos golpes militares ocorridos na América Latina, em especial no Brasil, ocasionando forte pressão dos Estados Unidos sobre o regime salazarista.

b) O ingresso na Comunidade Econômica Europeia, exigindo de Portugal a adoção de princípios democráticos, como a realização de eleições diretas para a escolha dos governantes.

c) A crise decorrente do envolvimento do regime salazarista na Guerra Civil Espanhola, cujos gastos provocaram o aumento do custo de vida em Portugal.

d) A crescente aproximação de Salazar com o Partido Comunista Português, gerando insatisfação entre as elites empresariais e setores conservadores da sociedade.

e) A decadência econômica e o desgaste com as guerras coloniais, desde o início da década de 1960, provocando descontentamento nas Forças Armadas e na população.

Exercício 2

(PUC-MG) Sobre o regime salazarista estabelecido em Portugal em 1933, é CORRETO afirmar que:

a) eliminou o parlamentarismo no país, limitando os poderes do Presidente da República.

b) proibiu a livre organização partidária, impondo ao país uma ditadura inspirada no fascismo.

c) reafirmou o regime autoritário, abrindo perspectiva para realização de eleições diretas.

d) preservou o sistema monárquico no país, garantindo os poderes quase absolutos ao Rei.