Topo
pesquisar

História Geral

História Geral

A História Geral proporciona um conhecimento amplo sobre a História da Humanidade, desde a Pré-História até os dias atuais.
PUBLICIDADE

A História é uma das disciplinas do conhecimento humano mais antigas que se tem notícia. Ela define-se como a ciência que estuda as ações dos homens e mulheres no tempo e no espaço.

De acordo com essa definição, o objeto principal de estudo da História são os homens e mulheres, bem como as mudanças realizadas em suas ações ao longo do tempo. Consequentemente, são estudadas as relações sociais estabelecidas, suas formas de organização social, as criações humanas, suas instituições, seus ideais, as culturas e até seus sentimentos.

No mundo ocidental europeu, a História como disciplina do conhecimento humano desenvolveu-se desde os primeiros momentos da formação da civilização grega. Os poemas atribuídos a Homero, a Ilíada e a Odisseia, são expressões de uma perspectiva histórica dos povos gregos.

Posteriormente, surgiram formas mais elaboradas de escrever a História do povo grego, principalmente com Tucídides e Heródoto. Essa perspectiva histórica foi também adotada pelos romanos para entender o processo de formação histórica de sua própria civilização.

Diversos historiadores consideram ainda que o judaísmo, o cristianismo e o islamismo são religiões eminentemente históricas, por fundar seus preceitos a partir de diversos fatos do passado e na passagem do tempo, além da relação do homem com seu deus nesse processo.

Ainda na perspectiva histórica do mundo ocidental, formulada principalmente pelos europeus, a História foi dividida em algumas partes, tendo como marcos divisórios fatos históricos ocorridos nesse continente, ou a ele muito proximamente relacionados. Nesse sentido, a principal divisão ocorre entre a Pré-História e a História.

A Pré-História define-se como o período da história da humanidade em que ainda não havia o conhecimento da escrita, sendo a História o período a partir do qual o homem desenvolveu a capacidade de se expressar também nessa forma. Tal perspectiva carrega uma forma de entender o mundo a partir das próprias concepções de um povo ou de povos que compartilham traços sociais comuns.

Essa perspectiva é denominada de etnocentrismo e seria ela que levaria a considerar a transmissão oral dos conhecimentos históricos como um estágio de desenvolvimento das civilizações anterior ao estágio em que se desenvolveu a capacidade de se comunicar através da escrita.

Dentro do que é considerado como História há ainda outras divisões, e se as seguimos no Brasil, isso se deve ao fato de termos como um dos componentes de nossa formação social os europeus. As divisões da História são: Idade Antiga, ou Antiguidade; Idade Média; Idade Moderna; e Idade Contemporânea.

Buscando acompanhar essa forma de divisão da História da humanidade (e algumas outras), o site Brasil Escola criou um espaço dedicado à História Geral, onde é oferecido a estudantes e demais leitores textos que possibilitam o conhecimento dessa disciplina do conhecimento humano.

Outros espaços foram criados para que um aprofundamento histórico mais específico fosse realizado. São os casos das disciplinas de História do Brasil e de História da América, buscando contemplar a necessidade de se conhecer melhor o país e o continente nos quais estamos inseridos.

Boa pesquisa!


Por Tales Pinto
Mestre em História

 

PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
R7 Educação