Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Eleições de 1994

Respaldado pelo sucesso do Plano Real, Fernando Henrique Cardoso foi o grande vitorioso nas eleições realizadas em 1994.

FHC usou o Plano Real como capital político para se eleger Presidente do Brasil em 1994*
FHC usou o Plano Real como capital político para se eleger Presidente do Brasil em 1994*
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O segundo processo eleitoral aberto e com votação direta depois do fim da ditadura civil-militar no Brasil ocorreu em 1994, e tinha como objetivo renovar os poderes executivos e legislativos, federais e estaduais, e tentar consolidar um processo de renovação institucional na sociedade brasileira, com base na democracia representativa.

Como foram realizadas no momento em que o Plano Real apresentava seus principais aspectos positivos, como o controle da inflação e o aumento da capacidade de compra da população, e ainda não se fazia sentir os negativos, como o aumento do desemprego e as falências, a principal figura que se beneficiou com a situação foi o antigo ministro da Fazenda do governo Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso (FHC).

Em uma chapa composta pelo seu partido, PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), e o PFL (Partido da Frente Liberal), FHC reuniu as forças políticas conservadoras do país para enfrentar principalmente o candidato de esquerda, Luiz Inácio Lula da Silva do PT (Partido dos Trabalhadores), que vinha fortalecido com o segundo lugar alcançado nas eleições anteriores de 1989. Os demais candidatos foram Enéas Carneiro (PRONA), Esperidião Amim (PPR), Leonel Brizola (PDT) e Orestes Quércia (PMDB).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Com o capital político alcançado com o Plano Real, FHC derrotou Lula já no primeiro turno das eleições, conseguindo 55% dos votos válidos contra 27% do candidato petista. Também foram eleitos governadores e deputados em todos os estados da união, além de ter havido uma renovação de dois terços na Câmara e Senado Federal.

Créditos da imagem: Agência Brasil

Por Tales Pinto
Graduado em História

Escritor do artigo
Escrito por: Tales dos Santos Pinto Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

PINTO, Tales dos Santos. "Eleições de 1994"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/eleicoes-1994.htm. Acesso em 19 de abril de 2024.

De estudante para estudante