Topo
pesquisar

História

História

Definida como ciência que estuda as ações de homens e mulheres no tempo e no espaço, a História está presente desde o início das formações humanas.

A História é a ciência que estuda as ações de homens e mulheres no tempo e no espaço. Criada na tradição ocidental entre os gregos, a História conheceu diferentes formas de definição ao longo dos séculos.

De um amontoado de narrativas difusas, o processo de pesquisa e investigação historiográfica passou a ser realizado através de métodos mais bem definidos, garantindo um caráter científico a essa área do conhecimento humano.

No âmbito da influência cultural dos povos que habitam o continente europeu, a História é dividida entre Pré-História e História. A primeira divisão refere-se ao período em que os seres humanos ainda não conheciam a escrita, o que leva a afirmar, nessa perspectiva, que a História só existe com a escrita.

Mas essa é uma visão criada pelos povos do continente europeu, já que existem outros povos que não desenvolveram a escrita, mas que tiveram história, de acordo com a definição exposta no início deste texto. As formas de narrar os eventos passados e as ações humanas para esses povos são feitas de forma oral, o que não quer dizer que não haja História.

Com o passar do tempo, novos objetos de estudo foram sendo incorporados ao estudo da história, ampliando e muito a área de atuação do historiador. Nesta seção de História do Brasil Escola, o leitor encontrará textos que contemplem, de forma geral, esses objetos de estudo da disciplina.


Por Tales Pinto
Mestre em História

 

artigos História
PUBLICIDADE

O problema da Pré-História na História

Sociedades pré-históricas: sinônimo de atraso?
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
R7 Educação