Topo
pesquisar

Orações coordenadas e orações subordinadas

Gramática

As orações coordenadas são independentes, em termos de estrutura sintática, enquanto que as orações subordinadas não.

A seção com a qual você se depara neste momento diz respeito às orações coordenadas e orações subordinadas. Pois bem, sem nenhuma dúvida, tal fato linguístico o (a) faz relembrar algo: período composto.

Ora, se se trata de um período, obviamente que nele há duas orações, e éexatamente no estudo delas que reside todo o conhecimento que a partir de agora você irá adquirir. Nesse sentido, gostaríamos - ainda que de forma superficial- que você se atentasse para os dois exemplos que abaixo se mostram evidentes:

Ela chegou e apresentou as novas ações a serem executadas.

Em termos de construção sintática, não precisamos ir muito além para constatarmos que as duas orações não mantêm entre si nenhuma relação de dependência para que se tornem decifráveis, completas. Isso significa dizer que se classificam como orações coordenadas.

Assim que ela chegou, apresentou as novas ações a serem executadas.

Em se tratando dos elementos sintáticos, não podemos afirmar que tais orações se assemelham às coordenadas, haja vista que a primeira oração (assim que ela chegou) apresenta uma relação de dependência para com a segunda – o que significa afirmar que se classificam como orações subordinadas.

Mas todos esses pressupostos vão se tornar ainda mais claros assim que você clicar, por isso, não perca a oportunidade que lhe é reservada de forma bastante atenciosa. Bons estudos!!!


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

artigos Orações coordenadas e orações subordinadas

As orações subordinadas adjetivas – Um olhar minucioso

PUBLICIDADE

Período composto por subordinação sem oração principal!

Período misto ou período composto por coordenação e subordinação

PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
R7 Educação