UOL - O melhor conteúdo

Funções da linguagem

As funções da linguagem são propósitos discursivos que os textos podem ter em sua totalidade ou em fragmentos para atingir a intenção do falante.

Imprimir
A+
A-
Escutar texto
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x

As funções da linguagem são diferentes objetivos comunicativos que os textos possuem para atingir a intenção do falante. Elas são divididas em seis tipos:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • poética;
  • emotiva ou expressiva;
  • conativa ou apelativa;
  • metalinguística;
  • fática;
  • referencial ou denotativa.

Cada uma delas possui o foco em um dos elementos da comunicação, ou seja, no contexto, no emissor, no receptor, no código, no canal ou na mensagem. Para identificá-las, é necessário atentar-se às características de cada uma delas e lembrar que um texto pode apresentar várias funções, ainda que uma seja a predominante.

Leia também: Figuras de linguagem — palavras ou expressões que destoam da linguagem denotativa

Tópicos deste artigo

Resumo sobre as funções da linguagem

  • As funções da linguagem são objetivos comunicativos que o texto adquire a depender da intenção do falante.
  • As funções da linguagem se concentram nos seis elementos da comunicação: mensagem, emissor, receptor, código, canal e contexto.
  • As seis funções da linguagem são: poética, emotiva ou expressiva, conativa ou apelativa, metalinguística, fática e referencial ou denotativa.
  • Cada função da linguagem centra-se em um elemento da comunicação.
  • Para identificar as funções da linguagem nos textos, é necessário conhecer as características de cada uma.
  • Um mesmo texto pode apresentar mais de uma função da linguagem, e elas podem aparecer na totalidade do texto ou apenas em fragmentos.

Videoaula sobre as funções da linguagem

O que são as funções da linguagem?

As funções da linguagem são os objetivos comunicativos que os textos podem adquirir em sua totalidade ou em fragmentos a depender da intenção do falante. Ou seja, cada função representa um propósito diferente, como, por exemplo, expressar emoções, referir-se a fatos ou estilizar a mensagem. Essas funções foram categorizadas a partir dos elementos da comunicação. Toda mensagem, escrita ou oral, necessita de alguns elementos para que sua transmissão ocorra de modo efetivo, são eles:

  • Mensagem: conteúdo que será transmitido.
  • Emissor: aquele que fala ou escreve, é quem produz a mensagem.
  • Receptor: aquele que ouve ou lê, é aquele ou aqueles que receberão a mensagem.
  • Código: é o tipo de língua ou linguagem utilizada para se comunicar.
  • Canal: é o veículo pelo qual a mensagem será transmitida.
  • Contexto: é a realidade material na qual a mensagem está inserida.

As funções da linguagem relacionam-se com esses seis elementos da comunicação, pois cada função está direcionada a um deles e tem, por isso, objetivos diferentes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais são as funções da linguagem?

As funções da linguagem são poética, emotiva ou expressiva, conativa ou apelativa, metalinguística, fática e referencial ou denotativa. Elas estão, respectivamente, relacionadas aos seguintes elementos da comunicação: mensagem, emissor, receptor, código, canal e contexto. 

Mapa mental das seis funções da linguagem e seus respectivos elementos da comunicação.
Mapa mental das seis funções da linguagem e seus respectivos elementos da comunicação. (Créditos: Gabriel Franco | Brasil Escola)

→ Função poética

A função poética é a função da linguagem em que o texto objetiva passar a mensagem com uma forma estética. Suas principais características são o uso de figuras de linguagem, o desvio de convenções da norma-padrão de escrita; a liberdade criativa.

 

No exemplo abaixo, o poeta Leminski fala sobre as ambiguidades da vida e sobre o tema da partida e da chegada, mas utiliza uma estrutura linguística tão ambígua como o tema, ou seja, ele trabalha a forma do texto para que ela fique com uma estética coerente com o conteúdo, evidenciando o trabalho poético.

Poema “volta em aberto”, de Paulo Leminski, como exemplo de função poética, uma das funções da linguagem.
Exemplo de função poética. (Créditos: Gabriel Franco | Brasil Escola)

→ Função emotiva ou expressiva

A função emotiva ou expressiva é a função da linguagem em que o texto objetiva expressar as emoções do emissor. Suas principais características são os verbos em 1ª pessoa e a forte presença de conteúdo subjetivo.

No exemplo abaixo, a voz lírica expressa como se sente em relação à amada, utilizando os verbos em primeira pessoa e o conteúdo subjetivo para evidenciar o tom emotivo da música.

Música “Sonhos”, de Caetano Veloso, como exemplo de função emotiva ou expressiva, uma das funções da linguagem.
Exemplo de função emotiva ou expressiva. (Créditos: Gabriel Franco | Brasil Escola)

→ Função conativa ou apelativa

A função conativa ou apelativa é a função da linguagem em que o objetivo do texto é apelar para algum sentimento ou ação do interlocutor. Suas principais características são o uso de estratégias argumentativas e também, em certos casos, a linguagem imperativa. Os objetivos finais podem ser diversos: emocionar, conscientizar, instruir, alertar, etc.

No exemplo abaixo, a campanha pública do governo federal visa conscientizar a população sobre os riscos de dirigir alcoolizado, utilizando o imperativo “decida” para enfatizar a responsabilidade do cidadão, ou seja, o foco está no receptor da mensagem.

Campanha publicitária sobre não beber antes de dirigir como exemplo de função conativa ou apelativa.
Exemplo de função conativa ou apelativa. [1]

→ Função metalinguística

A função metalinguística é a função da linguagem em que o texto é utilizado para se referir a ele mesmo, tanto nos aspectos linguísticos como textuais. Por exemplo, é possível ver um texto em língua portuguesa explicando aspectos da língua portuguesa, como a gramática; mas também é possível ver um filme que aborda o processo de produção de filmes, ou seja, é sempre uma linguagem que se autorreferencia.

No exemplo abaixo, há uma representação visual de um pintor que realiza a própria pintura que estamos olhando, ou seja, utiliza o código (pintura) para referir-se a ele mesmo (à pintura).

Pintor se pintando como exemplo de função emotiva ou expressiva, uma das funções da linguagem.
Exemplo de função metalinguística. (Créditos: Gabriel Franco | Brasil Escola)

→ Função fática

A função fática é a função da linguagem que ocorre apenas em trechos pontuais dos textos, servindo para iniciar um diálogo, mantê-lo ou encerrá-lo

No exemplo abaixo, a personagem tenta verificar se o ouvinte ainda está na linha, utilizando a expressão “Alô?”, que cumpre o papel fático de checar o canal de comunicação.

Pessoa falando “alô?” no telefone como exemplo de função emotiva ou expressiva, uma das funções da linguagem.
Exemplo de função fática. (Créditos: Gabriel Franco | Brasil Escola)

→ Função referencial ou denotativa

A função referencial ou denotativa é a função da linguagem em que o discurso tem o objetivo de referir ou representar algo verídico, ou seja, do mundo real. Para isso, utiliza a linguagem denotativa e apresenta informações sobre os referentes.

No exemplo abaixo, o texto está relatando características reais sobre os vírus, utilizando uma linguagem objetiva e denotativa, bem como informações que facilitem o entendimento do referente (vírus).

Trecho do texto “Vírus”, do Portal Brasil Escola, como exemplo de função referencial, uma das funções da linguagem.
Exemplo de função referencial. (Créditos: Gabriel Franco | Brasil Escola)

Como identificar as funções da linguagem?

Para identificar as funções da linguagem nos textos, é preciso atentar-se às principais características de cada uma delas e observar o objetivo comunicativo de textos ou fragmentos analisados.

  • Função poética: para identificar a função poética é preciso avaliar a forma do texto, pois a função poética visa dar alguma estética para o texto, ou seja, não é apenas o que se diz, mas principalmente COMO se diz. O objetivo é dizer de uma forma diferente.
  • Função emotiva ou expressiva: para identificar a função emotiva ou expressiva é preciso analisar a conjugação verbal, pois o discurso deve estar em 1ª pessoa para marcar o ponto de vista pessoal da mensagem. O objetivo é expressar como o locutor se sente em relação a algo.
  • Função conativa ou apelativa: para identificar a função conativa ou apelativa nos textos verbais, é importante verificar principalmente o uso de imperativos direcionados a quem lê ou ainda a presença de argumentos, pois nessa função o foco é o interlocutor. O objetivo é convencer, alertar, suplicar ou exortar o interlocutor.
  • Função metalinguística: para identificar a função metalinguística nos textos, é importante primeiro ter ciência de qual gênero textual e qual o tipo de linguagem estão sendo analisados, para verificar se, no conteúdo, há referências às características estruturais do gênero ou da linguagem. O objetivo é utilizar o tipo de texto e de linguagem para falar sobre ele mesmo.
  • Função fática: para identificar a função fática, basta verificar se a expressão analisada cumpre o papel de começar uma comunicação, testar se o diálogo permanece eficaz ou encerrar a conversa.
  • Função referencial ou denotativa: para identificar a função referencial ou denotativa é preciso constatar se o texto fala de um conteúdo real, ou seja, que pode ser verificado e atestado como verdade. O objetivo é falar de coisas que existem na realidade.

Exercícios resolvidos sobre funções da linguagem

Questão 1

(Unesc) Leia o trecho abaixo e, com base nas funções da linguagem, identifique qual é a função predominante.

"Compre já o novo modelo de smartphone X! Ele vem com uma câmera de altíssima resolução, bateria de longa duração e design moderno. Aproveite a promoção de lançamento e seja o primeiro a ter essa inovação em suas mãos!"

Com base no trecho, a função predominante da linguagem é:

A) Função conativa.

B) Função referencial.

C) Função metalinguística.

D) Função emotiva.

E) Função fática.

Resolução:

Alternativa A.

O texto busca convencer o leitor a adquirir um determinado produto, por isso caracteriza-se como função conativa.

Questão 2

(Unesc)

A previsão de chegada do furacão Milton na Flórida foi antecipada devido a uma mudança de rota para o sul.

O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos disse que a tempestade pode chegar à costa às 23h, no horário local, desta quarta-feira (9) — 00h de quinta-feira (10), no horário de Brasília — ou nas próximas 12 horas, em algum lugar perto ou ao sul de Sarasota.

(https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/furacao-milton)

As funções da linguagem são formas de utilização da linguagem segundo a intenção do falante. O texto acima é um exemplo de utilização da linguagem:

A) Conativa.

B) Emotiva.

C) Fática.

D) Referencial.

E) Apelativa.

Resolução:

Alternativa D.

O texto analisado faz referência a fenômenos reais, utilizando a linguagem denotativa, portanto a função da linguagem presente é a referencial.

Questão 3

(Ufal)

Você é assim
Um sonho pra mim
E quando eu não te vejo
Eu penso em você
Desde o amanhecer
Até quando eu me deito

Eu gosto de você
E gosto de ficar com você
Meu riso é tão feliz contigo
O meu melhor amigo
É o meu amor

E a gente canta
E a gente dança

E a gente não se cansa
De ser criança
A gente brinca
Na nossa velha infância

Seus olhos, meu clarão
Me guiam dentro da escuridão
Seus pés me abrem o caminho
Eu sigo e nunca me sinto só

[...]

Disponível em: https://www.letras.mus.br/marisa-monte/286733/. Acesso em: 27 out. 2024.

Há, na letra da canção, a exploração da linguagem conotativa, linguagem própria da poesia. Além disso, a mensagem está centrada na primeira pessoa do discurso, cuja função se caracteriza como

A) metalinguística.

B) expressiva.

C) referencial.

D) apelativa.

E) fática.

Resolução:

Alternativa B.

A função da linguagem em que o discurso é marcado pela primeira pessoa é a emotiva ou expressiva, por meio da qual o emissor transmite suas emoções.

Questão 4

(Ufal)

Anúncio publicitário de um hemocentro em exercício da Ufal sobre funções da linguagem.

Disponível em: https://www.tudosaladeaula.com/2021/10/atividade-sobre-funcoes-da-linguagem.html. Acesso em: 27 out. 2024.

No anúncio publicitário, há predominância da função da linguagem

A) conativa, porque o texto procura persuadir o leitor.

B) fática, porque se objetiva estabelecer a comunicação.

C) poética, porque se utiliza do sentido conotativo das palavras.

D) referencial, porque o texto mostra informações a respeito do ato de doar.

E) expressiva, porque transmite subjetividade do autor em relação à doação de sangue.

Resolução:

Alternativa A.

O texto da questão é uma campanha que busca conscientizar e estimular as pessoas a doarem sangue, logo o foco está no receptor, por isso a função é conativa.

Questão 5

(FGV) Assinale a frase em que predomina a função metalinguística de linguagem.

A) O ouro não é tudo. Também existem diamantes.

B) Estou vivendo a experiência de ficar sem dinheiro.

C) O que aprendemos com o passado é que raramente aprendemos com o passado.

D) A diferença entre pê e pé não é só no acento gráfico.

E) A verdadeira constituição das coisas gosta de ocultar-se.

Resolução:

Alternativa D.

A função metalinguística é aquela em que o código se autorreferencia. Nesse caso, na alternativa D, a língua portuguesa é utilizada para se referir a aspectos da sua própria estrutura (acento gráfico).

Crédito de imagem

[1] Ministério dos Transportes / Senatran (reprodução)

Fonte

Chalhub, S. Funções da linguagem. Série Princípios. Ática: 2001.

Imagem mostrando exemplos das funções da linguagem: poética, emotiva, conativa, metalinguística, fática e referencial.
Na comunicação, a linguagem pode ter diferentes funções. (Créditos: Gabriel Franco | Brasil Escola)
Escritor do artigo
Escrito por: Talliandre Matos Talliandre Matos da Silva Pereira é graduada em Letras, mestra em Estudos Literários e doutoranda em Letras. Além disso, é mãe, professora, escritora e poeta.
Deseja fazer uma citação?
MATOS, Talliandre. "Funções da linguagem"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/funcoes-linguagem.htm. Acesso em 30 de agosto de 2025.
Copiar

Videoaulas


Lista de exercícios


Exercício 1

(Selecon) Leia o texto a seguir:

Rússia anuncia vacina contra o câncer, e prevê distribuição gratuita em 2025

Avanço tecnológico inclui mRNA e vírus oncolíticos desenvolvidos por centros de pesquisa russos

A Rússia anunciou o desenvolvimento de uma vacina mRNA contra o câncer, que será disponibilizada gratuitamente aos pacientes no país. Segundo o diretor-geral do Centro Nacional de Pesquisa Radiológica do Ministério da Saúde da Rússia, Andrey Kaprin, o lançamento para uso geral está previsto para o início de 2025. A informação foi divulgada pela agência estatal TASS nesta semana.

O desenvolvimento é resultado de esforços conjuntos entre centros de pesquisa, incluindo o Centro Nacional de Pesquisa em Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya. De acordo com Alexander Gintsburg, diretor do Gamaleya, os testes pré-clínicos da vacina já demonstraram eficácia na supressão do desenvolvimento de tumores e no potencial controle de metástases.

A abordagem mRNA utiliza a análise genética individual para criar vacinas personalizadas que programam o sistema imunológico a identificar e destruir células cancerígenas. Esse método analisa o perfil mutacional do tumor (neoantígenos) e projeta vacinas direcionadas, permitindo um combate específico a cada tipo de tumor.

Além disso, o país estuda uma frente de vacinas oncolítica chamada de EnteroMix, desenvolvida em colaboração com o Instituto Engelhardt. Ela utiliza um conjunto de quatro vírus não patogênicos capazes de destruir células malignas e, ao mesmo tempo, ativar a imunidade antitumoral do paciente. De acordo com o Centro Nacional de Pesquisa Radiológica, os estudos pré-clínicos do EnteroMix já foram concluídos, confirmando sua segurança e eficácia.

Os cientistas russos informam que os testes clínicos e o recrutamento de pacientes para as fases iniciais do EnteroMix começarão entre o final de 2024 e o início de 2025. Enquanto isso, a vacina mRNA avança para os testes finais de eficácia e deve ser liberada ao público em 2025.

Fonte: https://www.jb.com.br/mundo/2024/12/1053478-russia-anuncia-vacinacontra-o-cancer-e-preve-distribuicao-gratuita-em-2025.html. Acesso em 27/12/2024

No texto, predomina uma das funções da linguagem, que é a:

A) fática

B) conativa

C) referencial

D) metalinguística

VER TODAS AS QUESTÕES
Exercício 2

(Marinha) Texto 1

Literacura

Antipatizo com trocadilhos, mas não pude evitar a pérola que dá título a esta crônica. Conheci a expressão "literacura" através do professor Sílvio Volpato, de Parobé, e agora o comentário de um leitor me fez colocá-la em uso. Disse o rapaz que não entende a razão de nos mobilizarmos pelo setor livreiro do Rio Grande do Sul quando há categorias mais importantes a socorrer, como hospitais. É o mesmo assunto, caro leitor. Se na sua mesa de cabeceira, ao lado da cama, há remédios para colesterol, pressão alta e ansiolíticos que ajudam a pegar no sono, coloque também um livro, pois uma hora você terá que acordar. Não há saúde mental, espiritual e mesmo física que prescinda da literatura. 

Livro combate a arrogância, um dos males do século. O leitor tem acesso aos sofrimentos dos personagens, se identifica com suas dores e percebe que é tão miserável! quanto. Menos um nariz em pé no mundo.

Livro é perfeito contra o narcisismo, que é outra praga moderna. O leitor é capturado pela história de uma escravizada ou pela biografia de um atleta, e claro que cairá no delírio de julgar sua própria história mais interessante, mas, pelo menos por meia hora, ficará focado na leitura em vez de tagarelar sobre si mesmo. Aliás, livro protege contra calos nas cordas vocais. Bendito hábito silencioso. 

Vivemos uma pandemia de depressão, que tem atacado jovens sem perspectiva, com a moral em baixa, já que a tecnologia os instiga a se comparar com um monte de boçais comunicativos. A vacina se chama literatura, que os reconecta com seus valores, preenche a alma em vez dos lábios e resgata a autoconfiança, salvando-os de sucumbirem a amostragens superficiais de popularidade.

[...]

Livro minimiza a solidão. Enquanto lemos, um povaréu nos habita.

Livro salva até da morte, sem exagero. Deu no Jornal Nacional, anos atrás. Um cidadão escapou de um tiro no peito por carregar um exemplar de capa dura por debaixo do terno. Portanto, doem livros para bibliotecas arrasadas pelas enchentes do sul, comprem livros das editoras gaúchas que ficaram com o estoque submerso e ajudem a manter a cabeça dos gaúchos à tona.

MEDEIROS, Martha Disponível em:<https:/oglobo.oglobo.com/ela/marthamedeiros/colunar2024/06/literatura ghtml>- Acesso em 25 ago. 2024 - Adaptado. 

Que função da linguagem predomina em “[...] doem livros para bibliotecas arrasadas pelas enchentes do sul, comprem livros das editoras gaúchas [...].” (6° §)?

A) Emotiva.

B) Poética.

C) Apelativa.

D) Referencial.

E) Metalinguística.

VER TODAS AS QUESTÕES
Exercício 3

(AEVSF/FACAPE) Significado de Resiliência

substantivo feminino. Característica dos corpos que, após sofrerem alguma deformação ou choque, voltam à sua forma original; elasticidade.

[Figurado] Capacidade natural para se recuperar de uma situação adversa, problemática; superação.

[Figurado] Capacidade de quem se adapta às intempéries, às alterações ou aos infortúnios; estoicismo.

[Figurado] Tendência natural para se recuperar ou superar com facilidade os problemas que aparecem.

[Física] característica mecânica que define a resistência dos choques de materiais. Etimologia (origem da palavra resiliência).

A palavra resiliência tem sua origem no latim "resilientia", pelo inglês "resilience", que significa flexibilidade, elasticidade.

Disponível em: https://www.dicio.com.br

As características dos significados da palavra “resiliência” são próprias da função................................ de linguagem.

  1. emotiva
  2.  conativa
  3. metalinguística
  4. fática
  5.  referencial

VER TODAS AS QUESTÕES
Exercício 4

(AEVSF/FACAPE)

Campanha sobre o uso consciente da água em questão de vestibular sobre as funções da linguagem.

Disponível em: https://voluntariadoempresarial.com.br .

O autor do texto da campanha, acima, tem como propósito a intenção de convencer o leitor a adotar um determinado comportamento. Trata-se do uso da função .................. da linguagem.

  1. conativa
  2. fática
  3. referencial
  4. metalinguística
  5. emotiva

VER TODAS AS QUESTÕES

Artigos de Funções da linguagem


Função conativa

A função conativa ou apelativa é uma das funções da linguagem elencadas pelo linguista Jakobson. Ela prioriza a persuasão, focando especificamente no receptor da mensagem.

Função emotiva

A função emotiva ou expressiva é a função da linguagem presente nos textos em que o locutor expressa suas emoções e sensações, utilizando a primeira pessoa do discurso.

Função fática

A função fática é a função da linguagem responsável por testar o próprio canal da mensagem e identificar se a comunicação está bem estabelecida.

Função metalinguística

A função metalinguística está relacionada com a abordagem do próprio código, manifestando-se em textos, poemas e artes plásticas.

Função poética

A função poética é uma das seis funções da linguagem. Caracteriza-se pelo foco na mensagem, buscando construí-la de modo expressivo, sendo comum em obras artísticas.

Função referencial

A função referencial ou denotativa é a função da linguagem que se centra no contexto, buscando transmitir informações e fatos de maneira mais próxima da realidade.

Funções da linguagem no Enem

Funções da linguagem no Enem são cobradas na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Elas são seis: emotiva, poética, referencial, fática, metalinguística, conativa.

Metalinguagem

Metalinguagem é uma das funções da linguagem. Caracteriza-se por destacar a própria linguagem utilizada na comunicação. Ela está presente em textos verbais e não verbais.