Topo
pesquisar

Classes de palavras

Gramática

O estudo das estruturas de que se constituem as palavras cabem às chamadas classes de palavras.
PUBLICIDADE

Porventura, você já se perguntou acerca do porquê de se estudar a língua portuguesa? Por certo que sim, pois aquelas regras, que muitas vezes o (a) deixa entediado (a), acabam se tornando cansativas, não é verdade?

Mas o fato é que, longe de assim se conceberem (as regras), temos de ter em mente que sempre iremos precisar delas, pois as circunstâncias em que prevalece a linguagem escrita norteiam a todo o momento nosso cotidiano.  Assim, chegamos à conclusão que estudar esse tão nobre idioma nos torna mais hábeis para exercer tanto a fala quanto à escrita, essa última, principalmente.

Dessa forma, muitos são os fatos linguísticos dos quais fazemos uso para materializar nossos discursos, um deles se encontra representado pelas chamadas classes de palavras, ou também denominadas classe gramaticais. Assim, temos o substantivo, o adjetivo, o numeral, a conjunção, o advérbio e assim por diante.

Nesse sentido, ao se deparar com todas as informações que fazem parte desta seção, você terá a oportunidade de conhecer a forma, os aspectos estruturais que norteiam essas dez classes de palavras. Aspectos estes que dizem respeito, como por exemplo, às flexões, ou seja, as mudanças que uma dada classe pode operar, tendo em vista o contexto comunicativo de que faz parte.

Assim, tendo em vista tais características, classificam-se como variáveis e invariáveis, mas... caso deseja saber um pouco mais, terá de clicar e conferir. Faça bom proveito de todas as novidades que preparamos para você, caro (a) usuário (a)!!!


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

artigos Classes de palavras
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
R7 Educação