Topo
pesquisar

Rússia

Geografia

A Rússia, além de possuir a maior extensão territorial do mundo, faz parte de dois continentes.
PUBLICIDADE

A Rússia possui a maior extensão territorial do mundo, com 17.075.400 Km2, ela faz parte de dois continentes, o Leste Europeu e Norte da Ásia.

Por ser um país continental, o clima é temperado e não sofre tanta influência da maritimidade, o inverno é bastante rigoroso e ao norte, o clima é polar.

A população totaliza 140,8 milhões de habitantes, a densidade demográfica é de 8,2 habitantes por quilômetro quadrado.  A maioria da população, cerca de 78%, reside na parte europeia do país.

A federação Russa é formada por 21 Repúblicas com variadas etnias, a república mais importante é a Rússia.


Visão da capital da Rússia, Moscou.

Século XX: Mudanças radicais

Em 1917, aconteceu a revolução Russa, conhecida como revolução Bolchevique, liderada por Lênin, derrubou o Czarismo e adotou o sistema socialista de economia estatal e planificada.

Em 1922, surgiu a (URSS) União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, encerrando a guerra, que se tornou uma grande potência e passou a ser adversária de outra potência, os EUA.

A URSS queria expandir o socialismo pelo mundo, enquanto que seu oponente representava o capitalismo, cada um queria exercer hegemonia. Esse desconforto ou disputa, por colocar em prática um sistema político-econômico, ficou conhecido por Guerra Fria.

A URSS perdurou até 1991, por causa do fechamento econômico e político, e principalmente pelo estacionamento tecnológico e econômico, a URSS não conseguiu competir no mercado mundial. Outro fator foi o direcionamento na produção bélica, deixando de lado a produção de bens de consumo.

No século XXI, a Rússia tem enfrentado problemas de países de terceiro mundo, como crises econômicas, grande número de desempregados e pobreza da população.

A indústria Russa

As indústrias Russas estão concentradas na parte europeia, região mais desenvolvida.

Uma década após o fim do socialismo a economia e, principalmente, o setor industrial ainda possui heranças da política socialista que deixou a Rússia atrasada tecnologicamente em relação às nações capitalistas.

Um dos principais erros que comprometeram a indústria russa foi o direcionamento na produção de indústria base e não de bens de consumo, hoje os seus produtos são de pouca qualidade.

Outra barreira encontrada pela atividade industrial é a matéria-prima, depois da fragmentação do território algumas repúblicas se tornaram independentes, algumas com jazidas em seu território, isso focou o aumento do valor e automaticamente do custo.

A Rússia tem produzido produtos primários que tem pouco valor em relação aos produtos industrializados, que geralmente são produtos de tecnologia avançada, atualmente alguns segmentos têm prosperado, outros não.

Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Países - Geografia - Brasil Escola

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
R7 Educação