Topo
pesquisar

República Democrática do Congo

Geografia

A República Democrática do Congo está localizada no continente africano e sua população sofre com os inúmeros problemas sociais e conflitos armados.
PUBLICIDADE

A República Democrática do Congo (ex-Zaire), também chamada de Congo Kinshasa para diferenciar do vizinho Congo (ou Congo-Brazzavile), é o terceiro maior país em extensão territorial do continente africano, limitando-se com o Sudão (a nordeste), República Centro-Africana (ao norte), Congo (a noroeste e a oeste), com o enclave angolano de Cabinda (a oeste), Angola (a sudoeste), Zâmbia (ao sul), Tanzânia (a sudeste), Burundi, Ruanda e Uganda (a leste), além de ser banhado pelo oceano Atlântico (a oeste).

A população da República Democrática do Congo apresenta grande diversidade étnica: mais de 200 etnias distintas.

A independência nacional foi obtida, mediante a Bélgica, no dia 30 de junho de 1960, adotando o nome de República do Congo e, em 1964, o país passou a se chamar República Democrática do Congo (RDC).

Após o processo de independência, a República Democrática do Congo passou por uma série de conflitos políticos e civis, promovidos pela disputa de poder. Somente em 1967, com a eleição Joseph-Desiré Mobuto, o país conseguiu uma breve estabilidade política. Mobuto substituiu o nome do país para Zaire. Com a sua morte, em 1997, o novo governo voltou a nomear o país de República Democrática do Congo.

A economia nacional sofre as consequências dos conflitos armados no país: redução de investimentos estrangeiros, destruição de infraestrutura, inflação, entre outros aspectos. As principais riquezas nacionais são as reservas minerais – diamantes, ouro, ferro e urânio.

Esse país tornou-se, nos últimos anos, foco de conflitos na região dos Grandes Lagos africanos, que foram agravados pelo envolvimento militar de países vizinhos. Cerca de 4 milhões de pessoas morreram em consequência desses conflitos.

Os habitantes do país sofrem com vários problemas socioeconômicos: a taxa de mortalidade infantil é uma das mais altas do planeta: 115 óbitos a cada mil nascidos vivos; o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de apenas 0,239, sendo a segunda pior média mundial; o analfabetismo atinge mais 32% dos habitantes; cerca 76% da população é subnutrida; a maioria dos habitantes vivem com menos de 1 dólar por dia, ou seja, abaixo da linha de pobreza.


Brasão de Armas da República Democrática do Congo

Dados da República Democrática do Congo: 

Extensão territorial: 2.344.858 km².

Localização: África.

Capital: Kinshasa.

Clima: Equatorial chuvoso.

Governo: República presidencialista.

Divisão administrativa: 26 províncias.

Idioma: Francês (oficial), dialetos bantos.

Religião: Cristianismo 95,2% (católicos 49,7%, independentes 20,8%, protestantes 19%, outros 5,7%), outras 4,3%, sem religião 0,5%.

População: 66.020.365 habitantes. (Homens: 32.717.617; Mulheres: 33.302.748).

Composição Étnica: Lubas 18%, congos 16,1%, mongos 13,5%, ruandas 10,3%, zandis 6,1%, bangis e ungalas 5,8%, teques 2,7%, boas 2,3%, tchoques 1,8%, outros 23,4%.

Densidade demográfica: 28 hab/km².

Taxa média anual de crescimento populacional: 2,7%.

População residente em área urbana: 34,56%.

População residente em área rural: 65,44%.

Analfabetismo: 32,8%.

População subnutrida: 76%.

Esperança de vida ao nascer: 46,1 anos.

Domicílios com acesso a água potável: 46%.

Domicílios com acesso a rede sanitária: 31%.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,239 (baixo).

Moeda: Franco congolês.

Produto Interno Bruto (PIB): 11,6 bilhões de dólares.

PIB per capita: 151 dólares.

Relações exteriores: Banco Mundial, FMI, OMC, ONU, SADC, UA. 

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Países do Mundo - Geografia - Brasil Escola

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
R7 Educação