Topo
pesquisar

Planetas

Geografia

Os planetas constituem-se como corpos celestes que possuem uma órbita própria em torno de uma estrela.
PUBLICIDADE

Os planetas são determinados tipos de corpos celestes que não possuem iluminação própria. Sua definição é regulada pela União Astronômica Internacional (UAI), uma vez que eventuais alterações nesse conceito podem modificar o entendimento científico do que é e do que não é, propriamente, um planeta.

Para ser um planeta, um determinado corpo celeste precisa apresentar três características, a saber:

1. Estar em órbita em torno de um sol;

2. Possuir uma forma arredondada, o que é chamado de equilíbrio hidrostático, um indicativo de que a força gravitacional é predominante sobre a coesão dos materiais constituintes dos planetas.

3. Não ter a sua órbita decisivamente influenciada pela força gravitacional de outro planeta.

Esses critérios foram debatidos e estabelecidos pela UAI em 2006, o que resultou no “rebaixamento” de Plutão, antes considerado como um planeta e agora categorizado apenas como um “planeta anão”. Isso ocorreu porque a sua órbita cruza com a de Netuno, recebendo a influência deste. Na verdade, só não houve um choque entre Plutão e Netuno até hoje porque o tamanho do primeiro é muito reduzido.

Além de Plutão, os outros planetas anões do sistema solar são: Ceres, Éris, Makemake e Haume.

Já os planetas oficiais são: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Os quatro primeiros são classificados como planetas rochosos, por apresentarem uma superfície rochosa sólida; já os quatro últimos são tipificados como planetas gasosos, por serem formados por gases solidificados em função das baixas temperaturas.

Além desses nomes citados, existe uma incontável quantidade de planetas localizados fora do sistema solar, chamados de planetas extrassolares, sobre os quais ainda há pouco conhecimento.

Abaixo, você poderá conferir informações mais detalhadas sobre os principais planetas conhecidos pelo homem, entre elas, a massa, distância do sol, composição atmosférica e outros dados.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

PUBLICIDADE
artigos Planetas
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
R7 Educação