Topo
pesquisar

Pensadores da Geografia

Geografia

Os principais pensadores da Geografia destacaram-se por conferir os postulados básicos e principais dessa ciência.
PUBLICIDADE

A Geografia é uma ciência moderna, sistematizada enquanto tal a partir do século XIX. Entretanto, não se pode dizer que antes disso ela não fosse praticada. A expressão foi criada pelo filósofo Erastóstenes no século III a.C.

Com o tempo, essa ciência atravessou diferentes caminhos e teve diferentes definições. Atualmente, entende-se a Geografia, grosso modo, como a ciência que estuda o espaço geográfico, isto é, aquele habitado pelo homem ou que seja de interesse para este, tanto em seus aspectos naturais quanto em seus aspectos humanos.

Assim como todo o conhecimento produzido à luz da ciência e da razão científica, o pensamento geográfico se destacou pelas diversas contribuições de inúmeros notáveis pensadores.

Os dois primeiros a tratarem a Geografia como ciência moderna, isto é, com o seu próprio objeto de estudo e a sua própria sistematização epistemológica, foram Alexander Von Humboldt (1769-1859) e Carl Ritter (1779-1859). Esses dois pensadores foram sucedidos por Vidal de La Blache e Friedrich Ratzel.

A partir daí, inúmeros pensadores se destacaram ao longo do pensamento geográfico, dentre eles, podemos destacar: Eliseé Reclus, Richard Hartshorne, Carl Sauer, Pierre Jorge, Yves Lacoste, Yi-Fu Tuan, Paul Claval e muitos outros. Entre os brasileiros, merecem destaque: Josué de Castro, Antonio Christofoletti, Milton Santos, dentre outros.

O objetivo desta seção é proporcionar algumas contribuições no que se refere à difusão dos pensamentos dos principais geógrafos da história, ressaltando as principais contribuições destes para a Geografia e para as ciências em geral. Tal pressuposto deverá ser alcançado utilizando-se uma linguagem simples e objetiva, que facilite o entendimento para estudantes dos ensinos médio e fundamental, a fim de fazer com que se interessem mais pelas bases teóricas que nortearam o pensamento geográfico.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
R7 Educação