Topo
pesquisar

Países

Geografia

Atualmente existem 193 países internacionalmente reconhecidos, com territórios, governos e relações econômicas consolidados.

O conceito oficial de país foi definido pela Convenção Internacional de Montevidéu, realizada no ano de 1933, e faz referência a uma unidade política que possui: a) um território definido, b) uma forma de governo estabelecida, c) capacidade de relacionar-se comercial e politicamente com outras nações e d) o reconhecimento dos demais países.

Portanto, podemos notar que um país não necessariamente corresponde a uma etnia determinada ou a uma nação homogênea, haja vista que a maior parte dos países existentes é composta por várias nações ou etnias distintas. Em alguns casos, existem aqueles grupos que buscam consolidar o seu próprio território para formar o seu próprio país, como é o caso dos Curdos, maior nação do mundo sem uma pátria constituída, e dos Catalães e Bascos, que buscam suas independências territoriais e relação à Espanha.

Oficialmente existem 193 países aglutinados à ONU (Organização das Nações Unidas), que possui poderes de, inclusive, aprovar a constituição ou o reconhecimento de um novo país. Para isso acontecer, primeiro é preciso a aprovação de dois terços da Assembleia Geral, formada por todos os Estados-membros, em seguida precisa haver aprovação do Conselho de Segurança, formado por cinco membros permanentes (Estados Unidos, China, França, Reino Unido e Rússia) e cinco membros provisórios, escolhidos a cada cinco anos.

Vale lembrar que existem países que buscam seu reconhecimento, como é o caso da Palestina e de Taiwan. Aquele que mais recentemente conseguiu esse reconhecimento foi o Sudão do Sul, que se tornou um país independente em 2011.

Muitas pessoas tendem a confundir o conceito de país com a noção de Estado. O Estado é uma instituição jurídica composta por povo, território e governo, sendo administrado pelos três poderes: executivo, legislativo e judiciário. Já o país envolve as características geográficas, históricas, culturais, econômicas, naturais, entre outros elementos, o que torna essa expressão um termo mais genérico.

Portanto, com esta seção, o objetivo será apresentar as principais características de todos os países atualmente consolidados, como dados demográficos, econômicos, territoriais, geográficos, entre outros, com destaque para informações como o PIB (Produto Interno Bruto), o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e outros dados.

Navegue pela seção e conheça um pouco mais o mundo!


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

CANAIS
Países

África do Sul

Alemanha

Angola

Arábia Saudita

Argentina

Austrália

Áustria

Bahamas

Barein

Bélgica

Brasil

Bulgária

Butão

Canadá

Chile

China

Colômbia

Coreia do Norte

Costa Rica

Cuba

Eslovênia

Espanha

Estados Unidos

Etiópia

Filipinas

França

Groenlândia

Guiana Francesa

Honduras

Hungria

Índia

Irã

Iraque

Irlanda

Islândia

Israel

Itália

Laos

Líbia

Marrocos

México

Nepal

Nicarágua

Nigéria

Nova Zelândia

Paraguai

Peru

Polônia

Portugal

Reino Unido

República Democrática do Congo

Romênia

Rússia

Suécia

Tibete

Timor Leste

Tonga

Tunísia

Turquia

Tuvalu

Venezuela

PUBLICIDADE
artigos Países
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
R7 Educação