Topo
pesquisar

Paisagens Naturais

Geografia

As paisagens naturais são aquelas que não foram modificadas pelo homem ou que pouco se alteraram em função das atividades antrópicas.

O termo Paisagem é um conceito chave na ciência geográfica. Essa expressão, em resumo, faz referência a tudo aquilo que o indivíduo abstrai do espaço a partir dos seus sentidos (visão, audição, tato, olfato e paladar), o que torna esse termo uma relação entre o ser humano e a sua formação de apropriação material e intelectual sobre o meio.

A expressão paisagem natural, nesse contexto, insere-se como uma tipificação criada em oposição à paisagem cultural ou geográfica, que é aquela produzida ou transformada pelas atividades antrópicas. Portanto, entende-se por paisagens naturais aqueles espaços que ainda não foram humanizados ou que pouco receberam a interferência das atividades baseadas no emprego das técnicas, principais elementos produtores e transformadores do espaço geográfico.

A compreensão dos elementos da natureza, bem como a sua localização e distribuição espacial pelos diferentes lugares, é importante no sentido de auxiliar no esclarecimento de seus efeitos sobre a sociedade e suas práticas. Nesse sentido, torna-se importante avaliar não tão somente as paisagens e os lugares em si, mas também as relações e as técnicas necessárias para a sua utilização e preservação.

Você poderá conferir, na presente seção, textos relacionados com os diferentes domínios morfoclimáticos e biomas – como a Amazônia, o Cerrado, a Mata Atlântica, o Pantanal, as Savanas, a Tundra, entre outros –, além de inúmeros fenômenos e elementos naturais, como os desertos, mares e outros locais e paisagens naturais existentes em nosso planeta.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

PUBLICIDADE
artigos Paisagens Naturais
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
R7 Educação