Topo
pesquisar

Guiana Francesa

Geografia

A Guiana Francesa, localizada na América do Sul, é um território ultramarino da França.

A Guiana Francesa é um território localizado na América do Sul que faz fronteira com o estado do Amapá, cortado pela linha do Equador apresenta elevadas temperaturas. Desde 19 de março de 1946, a região figura como um departamento ultramarino francês. Isso significa que o mesmo é um território subordinado à França, por isso, integra a União Européia, mesmo estando na América do Sul. As principais relações comerciais ocorrem quase que exclusivamente com a França, exportando, sobretudo, madeira e pescados. A principal cidade, e também capital da Guiana Francesa, é Caiena.


Mapa do território da Guiana Francesa.

Com uma área de 86. 504 Km2, pouco menor que o estado de Santa Catarina, abriga uma população constituída por 209 mil habitantes.

Como a Guiana Francesa integra a República Francesa, a moeda que circula é o Euro. As principais atividades econômicas desenvolvidas no território é o extrativismo animal, por meio da pesca, e o extrativismo mineral.

O clima da região é o equatorial de montanha, com possibilidade de percepção das variações estações do ano, no verão as temperaturas atingem 30°C e no inverno 25°C e a média anual de precipitação é de 1.200 mm.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Países - Geografia - Brasil Escola

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
R7 Educação