Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

Como amenizar os problemas ambientais

Como amenizar os problemas ambientais? Existem diversos estudos e teorias que garantem que essa façanha é possível!

Essa imagem é comum em diversos lugares do mundo
Essa imagem é comum em diversos lugares do mundo
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

O mundo passa por uma terrível crise ambiental, pois as sociedades atuais estão sentindo os problemas provocados ao longo de centenas de anos.

O homem iniciou o processo de devastação ambiental principalmente no século XX, embora tenha começado durante a Primeira Revolução Industrial.

No decorrer de aproximadamente 100 anos o homem usou a natureza e seus recursos de forma desordenada e inconsciente quanto à preservação dos mesmos.

Atualmente o mundo está extremamente poluído e degradado. A poluição ocorre de diversas formas, tais como do ar, atmosfera, águas, solos, entre outras, além da degradação envolvendo a vegetação, a extração de minérios e a ocupação agropecuária.

Aquecimento global, efeito estufa, derretimento das geleiras, tempestades, mudanças climáticas são alguns dos resultados diretos do modelo de sociedade que optamos, vinculados ao consumo e automaticamente ao capitalismo.

A partir dos itens apresentados acerca dos problemas vivenciados recentemente, grande parte da classe científica ligada às questões ambientais realiza frequentemente inúmeros estudos nesse sentido, e o resultado quanto às perspectivas para o futuro sempre são pessimistas. O século atual provavelmente enfrentará sérios problemas decorrentes das questões ambientais, como falta de água, aumento do preço dos alimentos, aumento da temperatura global, elevação dos níveis dos oceanos, dentre muitos outros.

Diante de toda essa situação, existem diversas teorias que garantem solucionar os problemas ambientais, algumas radicais outras mais flexíveis e coerentes.

O mundo detém atualmente uma população de aproximadamente 6,7 bilhões de pessoas, para que o mundo não entre em colapso é preciso encontrar formas sustentáveis de desenvolvimento, além de integrar as questões sociais e ambientais nesse processo.
 

Um dos primeiros procedimentos a serem colocados em prática é o maior controle da natalidade, especialmente em países em desenvolvimento, como o caso da China, que tem cerca de 1,3 bilhão de pessoas. O controle de natalidade permite simultaneamente uma melhoria ambiental e social, uma vez que evita o aumento da extração de recursos, além de diminuir a oferta de mão-de-obra, o que favorece o crescimento salarial, pois as empresas teriam que lutar para conseguir trabalhadores, facilitaria a implantação de serviços públicos de qualidade, entre muitos outros benefícios.

Outro fator que pode ser extremamente eficiente no processo de conservação está inserido no contexto da educação. Essa forma ocorre na construção de um ensino ligado à qualidade, e não à quantidade. Formar pessoas conscientes ambientalmente a partir de aulas específicas de educação ambiental possibilita a produção de resultados positivos de médio a longo prazo, o lado positivo desse item é que a mudança ocorre na base da sociedade (jovens), originando pessoas preocupadas com os problemas relacionados ao ambiente.
 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para contribuir com os itens anteriores é importante a implantação de medidas comuns a todos os países do mundo, com a finalidade de surtir efeito na mesma escala, nesse caso seria necessária a participação efetiva das nações desenvolvidas.

O desenvolvimento sustentável praticado de forma planejada produz resultados significativos, aliar crescimento econômico e ambiental é o principal foco desse processo. Além disso, a criação de novos materiais de maior vida útil para diminuir a rotatividade de produtos faz-se necessária, atitude essa que está vinculada ao consumo.
 

No caso das águas é preciso que haja um processo de despoluição dos mananciais que se encontram poluídos, preservação dos recursos hídricos e fiscalização do uso dos mesmos, tratamento rigoroso do esgoto, implantação residencial, comercial e industrial de reciclagem de água, recuperação de áreas onde as matas ciliares encontram-se degradas.

Outro fator extremamente poluidor é o lixo, nesse sentido a reciclagem e a coleta seletiva são indispensáveis, além de designar responsabilidade às empresas no sentido dos resíduos industriais e as mercadorias que terminaram sua vida útil, como baterias de celulares, embalagens de plástico, pneus, entre muitos outros seguimentos.

As fontes energéticas também são agentes poluidores ou degradantes, especialmente aquelas oriundas de combustíveis fósseis como carros, indústrias, caminhões, entre muitos outros, a energia elétrica produz gigantescos impactos ambientais em sua implantação, como é caso da China com a construção da usina hidrelétrica das Três Gargantas, esse empreendimento provocou e continua promovendo grandes problemas ambientais, principalmente deslizamentos e alterações profundas na geologia local que podem produzir desastres de grandes proporções.
 

A China está entre os grandes poluidores do mundo, isso se deve ao número de habitantes e ao crescimento econômico que o país tem demonstrado. Dessa forma, os prejuízos ambientais são elevados e devem ser repensados pelas autoridades locais, para isso é indispensável à aplicação efetiva do desenvolvimento sustentável.

O conjunto de medidas que contribuem para a melhoria das condições ambientais no mundo necessita da participação de todos os países, isso é imprescindível, apesar disso, medidas individuais podem contribuir para a melhoria do mundo em aspectos sociais e ambientais, ou seja, cada indivíduo faz a sua parte.

Todas as atitudes apontadas não são conclusivas e estão sujeitas às divergências por parte de diversas ciências e concepções.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Eduardo de Freitas Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "Como amenizar os problemas ambientais"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/como-amenizar-os-problemas-ambientais.htm. Acesso em 18 de abril de 2024.

De estudante para estudante


Videoaulas