Topo
pesquisar

Chile

Geografia

O Chile é um país sul-americano que faz fronteira com o Peru, Bolívia e Argentina.
PUBLICIDADE

O Chile é um país localizado na costa oeste da América do Sul que limita fronteira a leste, com a Argentina; a nordeste, com a Bolívia; e ao extremo norte, com o Peru. O território em questão encontra-se entre a cordilheira dos Andes e o oceano Pacífico. A extensão territorial no sentido norte-sul do país é de 4,3 mil km, em contrapartida, de leste-oeste possui somente 200 km. Ao longo de toda extensão do país é possível identificar uma imensa variedade de climas e também de cobertura vegetal.


Em destaque no mapa sul-americano, o território chileno.


Quanto aos aspectos humanos, segundo estimativas do ano de 2009, o Chile detém uma população de aproximadamente 16,9 milhões de habitantes, distribuídos em uma área de 756.945 km2. Etnicamente, o povo chileno tem sua origem a partir da mistura entre ameríndios e espanhóis, representando 95% da população do país.

Com aproximadamente 6 milhões de habitantes, a capital Santiago abriga cerca de boa parte da população nacional. O Chile, apesar de estar longe de atingir uma condição semelhante a dos países centrais em qualidade de vida, em razão das desigualdades sociais, apresenta um dos melhores indicadores sociais de toda América Latina.

Assim como a população, a atividade agrícola chilena concentra-se na parte central do país, cuja característica climática é mediterrânea. Isso possibilita o cultivo de culturas comuns a lugares de clima mediterrâneo, como: uvas e azeitonas, as quais servem como matéria-prima para a produção de vinho e azeite.

O subsolo chileno é rico em recursos minerais, especialmente em cobre, tendo em vista que cerca de 38% das jazidas mundiais encontram-se no país. Esse fato resulta na posição de primeiro lugar em produção desse minério em escala mundial.

No setor industrial, o Chile concentra o seu polo nas proximidades de sua capital, e principal centro do país, Santiago. A produção industrial está ligada, em geral, à produção primária, como indústria de alimentos, têxtil e beneficiamento de minérios.

Outra fonte de receita que reforça a economia chilena é o setor turístico, que figura como uma das mais promissoras atividades econômicas do país. O Chile oferece boas opções de turismo, dentre elas, as que mais se destacam são: o balneário de Viña del Mar, além da região dos Lagos Andinos.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Países do Mundo - Geografia - Brasil Escola

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
R7 Educação