Notificações
Você não tem notificações no momento.
Whatsapp icon Whatsapp
Copy icon

As dobras e falhas na formação do relevo

As dobras e as falhas na formação do relevo são provenientes de movimentos ocorridos nas placas litosféricas.

A Cordilheira dos Andes surgiu em decorrência de dobramentos
A Cordilheira dos Andes surgiu em decorrência de dobramentos
Imprimir
Texto:
A+
A-
Ouça o texto abaixo!

PUBLICIDADE

Os variados tipos de relevos existentes no planeta são resultados de uma série de agentes modeladores que podem ser internos ou externos. No caso das dobras e falhas, são agentes internos ou endógenos, provenientes de movimentos ocorridos nas placas litosféricas.

As dobras, chamadas também de dobramentos, se constituem a partir de gigantescas pressões que acontecem de maneira horizontal, exercendo uma grande força sobre rochas de composições mais frágeis, como por exemplo, as sedimentares, esse fenômeno propicia o enrugamento do relevo. Temos vários exemplos no mundo de cadeias de montanhas que emergiram em decorrência das dobras e dobramentos, das quais podemos citar: a cordilheira do Himalaia, na Ásia; os Alpes, na Europa, e a cordilheira dos Andes, na América do Sul.
 


O desenho acima mostra como as dobras se formam.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Já as falhas, ou falhamentos, são formadas a partir de movimentos provocados por enormes pressões que sucedem de maneira vertical e horizontal, exercendo uma grande força sobre rochas mais sólidas e rígidas, como por exemplo, as cristalinas. Na execução do fenômeno, formam rupturas ou fendas nas extensões das rochas. Com isso, acontece o deslizamento entre as rochas. Tais movimentos são responsáveis pelo surgimento de escarpas e vales. As falhas podem surgir também em locais onde acontecem encontros de placas litosféricas.


Como as falhas ou falhamentos podem se formar

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia

Escritor do artigo
Escrito por: Eduardo de Freitas Escritor oficial Brasil Escola

Gostaria de fazer a referência deste texto em um trabalho escolar ou acadêmico? Veja:

FREITAS, Eduardo de. "As dobras e falhas na formação do relevo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/as-dobras-falhas-na-formacao-relevo.htm. Acesso em 18 de abril de 2024.

De estudante para estudante