Princípios da Dinâmica

Tópicos deste artigo

Definição de Dinâmica

É a parte da Física que estuda a relação entre força e movimento. A essência desta parte da Física é estudar os movimentos dos corpos e suas causas, sem deixar de lado os conceitos de cinemática previamente estudados.
Cinemática: Ramo da Física que estuda os movimentos sem se preocupar com as suas causas.

O início do estudo da Dinâmica

O estudo da dinâmica teve início com Aristóteles por volta de 384 a.C. Aristóteles elaborou uma teoria na tentativa de explicar os movimentos dos corpos. Essa teoria permaneceu válida até a Idade Média, mais precisamente na época do Renascentismo. Foi no Renascentismo que a teoria foi reavaliada. Um dos vários aspectos desta lei dizia que um corpo só permaneceria em movimento se uma força continuasse a imprimir sobre ele uma determinada força. Anos mais tarde, Galileu Galilei realizou novos estudos sobre os movimentos dos corpos, estudos sobre o movimento uniformemente acelerado e o movimento do pêndulo, descobriu a lei do movimento e enunciou a lei da inércia. Em sua lei, Galileu dizia que a tendência natural dos corpos, na ausência de forças externas, é de se manterem em repouso ou em movimento retilíneo uniforme. Isto significa que pode existir movimento sem que exista a atuação de forças externas sobre o corpo. Por exemplo, um disco de hóquei lançado sobre uma superfície totalmente lisa e na ausência da resistência do ar, pode manter seu estado de movimento indefinidamente. As ideias de Galileu foram precursoras das Leis de Newton.

Isaac Newton e as leis do movimento

Newton, cientista inglês mais reconhecido como físico e matemático, nascido no ano 1643, em Woolsthorpe, Inglaterra, desenvolveu as ideias de Galileu e publicou seus estudos na obra Princípios Matemáticos de Filosofia Natural, na qual ele descreveu seus estudos e descobertas na área da Gravitação Universal e enunciou as três leis fundamentais do movimento, nomeadas de Leis de Newton. As três leis são:

Princípio da Inércia ou Primeira Lei de Newton;
Princípio Fundamental da Dinâmica ou Segunda Lei de Newton;
Princípio da Ação e Reação ou Terceira Lei de Newton.

Por Marco Aurélio da Silva

Escrito por: Marco Aurélio da Silva Santos Escritor oficial Brasil Escola

SANTOS, Marco Aurélio da Silva. "Princípios da Dinâmica"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/principios-dinamica.htm. Acesso em 28 de março de 2024.