O Princípio da Incerteza

Física

A física sempre buscou resultados e respostas para as perguntas do homem. A esperança era que o absoluto fosse real. Esse pensamento foi contestado desde o início, quando as primeiras ideias foram confrontadas com os experimentos realizados e, muitas vezes, provava-se que o dito não batia com o experimental.

Foi assim, por exemplo, quando a comunidade científica imaginou ter mapeado as partículas elementares do átomo, mas foi contrariada quando se provou que isso era algo impossível.

O estudante de física Werner Heisenberg, de Sommerfeld, foi o responsável pela valorização de algo não muito aceito ou popularizado na física, a incerteza. Considerado um marco para a física quântica, o Princípio da Incerteza ou da Indeterminação veio para jogar um balde de água fria na comunidade científica, que esperava decifrar a estrutura da matéria em até vinte anos.

Em 1927, Heisenberg verificou e afirmou ser impossível conhecer de forma total e íntima a estrutura da matéria, porque, na verdade, não havia e ainda não há como se saber exatamente a forma de interação entre as partículas atômicas.

O Princípio da Incerteza é baseado no fato de não se saber qual o deslocamento exato feito pelas partículas, o que impede a definição da sua localização no espaço, o trajeto percorrido, o tempo determinado, além da direção e do sentido. Essa dificuldade acontece porque as partículas se movem de forma tridimensional.

Para completar os estudos e a formulação do princípio apresentado por Heisenberg, Erwin Schrödinger resolveu estudar temas que também eram polêmicos por volta da década de 20, como o quanta de Planck, o efeito fotoelétrico e a constância da velocidade da luz de Einstein, a dualidade corpúsculo-onda de De Broglie, etc.

Mas, na verdade, o que Schrödinger descobriu foi que o princípio de Heisenberg estava certo.

Pode-se concluir, então, que uma das características mais incríveis apresentadas no Princípio da Incerteza é a quantização numérica da incerteza. A relação da teoria é dada por:

Outra importante característica do Principio da Incerteza é a medida da energia de um corpo.

Grandezas complementares – energia (quantidade) e tempo (movimento)

Quando ocorre a medição da energia ou do tempo de forma mais precisa, uma sempre vai se tornar menos precisa que a outra. Isso acontece porque é impossível melhorar a precisão de ambas.

Por Talita A. Anjos
Graduada em Física
Equipe Brasil Escola

Física Moderna - Física - Brasil Escola

• Gefferson Silvasegunda-feira | 11/05/2015 21:29Hs
    o que significa o Delta E e Delta T nesse caso?
  • Maryesexta-feira | 21/03/2014 13:36Hs
    Que coisa filosófica..."Só sei q nd sei"
Conteúdos exclusivos de biologia
CURSO DE BIOLOGIA

Conteúdos exclusivos de italiano
CURSO DE ITALIANO

CURSO DE MATEMÁTICA

Conteúdos exclusivos sobre o ENEM.